Comportamento

Curta de Casa: conheça a história oficial de São Cosme e São Damião

Assine (é de graça) os podcasts Bom pra Saúde e Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer

Estandarte criado por Rodrigo Guedes para o podcast Curta de Casa

Olá Este é o podcast Curta de Casa e eu sou Doris Pinheiro.

Com as bênçãos de Cosme e Damião, hoje a gente começa um novo momento do Curta de Casa, com podcasts mais curtinhos e seriados e dando apoio a ações culturais e institucionais que merecem muito a nossa força.

E para abrir os trabalhos eu chamo ninguém menos que a educadora, compositora, escritora e cordelista Mabel Velloso.

Clique no Play e ouça o Curta de Casa

O culto aos gêmeos mártires foi trazido para o Brasil em 1530 por Duarte Coelho Pereira e os santos logo se tornaram padroeiros de Igarassu, em Pernambuco. No Nordeste brasileiro passaram a ser invocados para afastar o contágios de epidemias. Boa hora para pedir proteção extra a eles né? Capricha nas velas, na reza e no caruru, meu povo!

A história oficial conta que São Cosme e São Damião nasceram na cidade de Egéia, na Arábia, por volta do ano 260 depois de Cristo. Eram gêmeos, filhos de família nobre e tinham outros três irmãos. Sua mãe, Teodata, foi quem ensinou a eles a fé cristã. Eles estudaram Ciências e Medicina na Síria, na época um grande centro de estudos e formação. Se transformaram em médicos que curavam os enfermos não só com seu saber, mas através de milagres propiciados por suas orações. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Olha só...

Na Igreja Católica sua festa é celebrada no dia 26 de setembro, de acordo com o atual Calendário Litúrgico Romano do Rito Ordinário, e no dia 27 de setembro, pelo Calendário Litúrgico Romano do Rito Extraordinário. Na Igreja Ortodoxa são celebrados nos dias primeiro de julho e primeiro de novembro . Nas religiões afro-brasileiras em 27 de setembro.

E na casa de Mabel Velloso, da família Velloso, como a festa era e é celebrada?

Clique no Play para ouvir Mabel Veloso (a partir de 3 minutos 21 segundos)

Os gêmeos praticavam a medicina em Egeia e alcançaram, por isso, grande reputação. Não aceitavam nenhum pagamento por seus serviços e foram  chamados de anargiras, em grego antigo avessos ao dinheiro, mas o que eles queriam mesmo era conquistar novos adeptos para a fé cristã. Hoje eles são padroeiros dos médicos, das faculdades de Medicina e dos farmacêuticos.

Mas, foram mártires, então...

Quando a perseguição do imperador romano Diocleciano começou, o prefeito Lísias mandou prender Cosme e Damião e disse que eles tinham de se retratar  . Mesmo sob tortura, eles se recusaram e, segundo a lenda, não sofreram nenhum ferimento por água, fogo, ar, nem mesmo na cruz. Só morreram quando foram decapitados por uma espada. Seus três irmãos, Antimo, Leôncio e Euprepio e seu pai também morreram como mártires. A execução dos santos gêmeos aconteceu em 27 setembro, provavelmente entre 287 e 303 depois de Cristo. Olha aí o dia 27...

E para agradar os santinhos, que conquistaram nossos corações profundamente por aqui, a gente tem de montar para a festa os altares né? O artesão, aderecista, e florista Rodrigo Guedes responsável por belíssimos andores e altares nas igrejas católicas de Salvador e também nos terreiros de religiões afro-brasileiras, diz o que é preciso para fazer a festa ficar ainda mais linda e homenagear os dois dois..

Clique no Play para ouvir Rodrigo Guedes (a partir de 6 minutos 52 segundos)

Ah, que lindo Rodrigo... pois é, e na nossa tradição a gente vê muito, além das imagens dos santos, louças de barro em miniatura com a comida servida no caruru, além de quartinhas com água ou aluá, que é uma bebida de origem afro-indígena brasileira, olha só mais uma vez nossa linda mistura, que pode ser feita a partir da fermentação de grãos como o milho moído, ou de cascas de frutas como o abacaxi, como é mais comum aqui pelas bandas da Bahia.

Nos altares também flores e folhas especiais e votivas, muitos tipos de doces, que podem ser feitos em casa como as cocadas ou comprados, como as balas... tudo para agradar Cosme e Danião, os Bêje, os Hoho, as Crianças, os Tobossis, os Meninos...

Mas como é nos terreiros das religiões de matriz africana? Rodrigo Guedes conta para a gente.

Clique no Play para ouvir Rodrigo Guedes (a partir de 8 minutos 42 segundos)

O dia de São Cosme e Damião é celebrado com grande beleza pelo candomblé, batuque, xangô do Nordeste, xambá e pela umbanda. E pelos católicos.. O poeta, antropólogo, professor doutor da Unilab Bahia, Marlon Marcos, bota a gente para pensar agora sobre a importância do processo civilizatório africano em nossa cultura.

Clique no Play para ouvir Marlon Marcos (a partir de 10 minutos 32 segundos)

Marlon Marcos fala dessa mistura linda que está presente em muitas coisas em nossa cultura, e que é extremamente bem representada pelo caruru de Cosminho...

Clique no Play para ouvir Marlon Marcos (a partir de 11 minutos 42 segundos)

Ai, que coisa boa falar de nossas tradições, da celebração aos santos gêmeos. No próximo episódio do Curta de Casa eu apresento a você o secular Lindro Amor de São Francisco do Conde, cuja devoção é a Cosme e Damião.