Brasil / Educação

Independência: 7 fatos que você precisa saber para o Enem

Neste feriado de 7 de setembro, professora de história revela dicas importantes para os estudantes

Foto: Pixabay
É importante que os alunos estejam atentos aos acontecimentos que marcaram essa data
É importante que os alunos estejam atentos aos acontecimentos que marcaram essa data

Hoje é celebrada a Declaração de Independência do Brasil do Império Português, ocorrida no dia 7 de setembro de 1822. O feriado nacional desta segunda-feira (7), além de ser um momento propício ao descanso, reúne uma série de conhecimentos importantes para os estudantes.

É importante que os alunos estejam atentos aos acontecimentos que marcaram essa data.

Para contribuir com os estudos dos alunos que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares, reunimos, em parceria com o projeto multimídia Vai Cair No Enem, reuniu professores da disciplina de história para listar sete fatos sobre 7 de setembro que podem ser cobrados no Exame. Além disso, há exemplos de questões que englobam o tema.

Confira sete fatos sobre a Independência do Brasil citados pela docente Cristiane Pantoja:

Fato  1 - Bloqueio Continental de Napoleão contra a Inglaterra e aliança com Portugal: “Compreenda que a Independência do Brasil tem a ver com Napoleão Bonaparte, com o bloqueio continental, que é uma estratégia para prejudicar economicamente a Inglaterra. Só que a Inglaterra faz uma aliança com D.João, o imperador de Portugal, na época, e ele vem para o Brasil, uma coisa inédita, porque ele vai administrar todas as suas colônias e o seu império dentro de uma colônia", comentou Cristiane Pantoja.

Fato 2- Vinda da Corte portuguesa para o Brasil e início do período Joanino: “A chegada da família real no Brasil foi no início de 1888. Temos que prestar atenção que o período joanino (período de Dom João aqui e depois de certo tempo você vai  chamar ele de Dom João VI) foi uma época marcada por formação de alianças, assinaturas de tratados com a Inglaterra que vão, querendo ou não, prevalecer a Inglaterra em muitos pontos, como o tratado de comércio e navegação”, explica a professora.

Fato 3- Revolução Liberal do Porto, volta de D. João IV para Portugal e ameaça de recolonização portuguesa: Sobre o terceiro fato, a professora ressaltou que a Independência do Brasil também tem a ver com a volta de D. João IV para Portugal. “Aconteceu a revolução liberal em Portugal e existe essa pressão, inclusive, para deixarmos de sermos Reino Unido e voltarmos a ser colônia, então perceba a problemática dos vários grupos fora e dentro do Brasil, principalmente das elites que não querem voltar a ser colônia”, explana Pantoja. “Para a Inglaterra não é uma boa voltar a ser colônia  já que está ligada ao processo de abertura dos portos às nações amigas de D.João. Isso é muito bom para a Inglaterra e vai ser bom para o Brasil quando deixar de ser Colônia”, acrescenta a educadora.

Fato 4 - Regência de D.Pedro com Dia do Fico, o Cumpra-se, a formação de grupos políticos/partidos e convocação da Assembleia Constituinte: “Quando pensamos sobre a Independência do Brasil, temos que pensar que quando D. João volta para Portugal, quem fica no Brasil é D. Pedro; ele não é  D.Pedro I ainda. E ele vira príncipe regente no Brasil (a regência de D. Pedro)”, comenta. “Quando D. Pedro declara Independência do Brasil é que ele se torna, depois da coroação, D. Pedro I. A História do Brasil Imperial começa com a independência e uma das ideias que é ligada a esse contexto é o dia do Fico e Cumpra-se, ou seja, aquelas informações e ideias… as querências de querer de Portugal só seriam praticadas no Brasil se D. Pedro aceitasse as exigências”, explica a professora.

Fato 5 - Declaração da Independência do Brasil em 1822 como arranjo político e a continuação das estruturas tradicionais. “Quando falamos em 1822, identificamos um processo para chegar à Independência. Vale ressaltar que a Independência é um processo elitista, o povo apesar de suas colocações não participa da tomada dessa decisão”, esclarece a professora de história.

Fato 6 - Ruptura com Portugal e a ameaça da colonização brasileira. Permanência da escravidão, latifúndio, exportações tropicais e elitista, sem participação popular no I Império: “Compreenda que a Independência do Brasil é acompanhada com o caráter de permanência da escravidão, de permanência do caráter agroexportador, latifúndio e elitista que afasta o povo o quanto pode do processo eleitoral”, exemplificou.

Fato 7 - Depois da Noite da Agonia, a primeira Constituição do Brasil em 1824 foi outorgada e os feitos de D. Pedro e Inglaterra para a aceitação da Independência do Brasil. “É importante compreender que quando se fala em 1822, antes da independência mesmo, D. Pedro solicita a assembleia constituinte, ou seja, um grupo de pessoas que vai pensar a primeira constituição no Brasil. Quando foi apresentado para ele o pré-projeto da constituição brasileira, ele não aceita. Tanto que a nossa primeira constituição não é 1822 é em 1824”, comentou Pantoja.

A docente de história também citou duas questões que abordam a Independência do Brasil e que foram cobradas no Enem dos anos de 2016 e 2019. Assista: