Pedro Oliveira

Região Sisaleira tem 105 casos de Covid-19

Nos últimos 8 dias, foram confirmados 67 novos casos

O Território do Sisal já registra 105 casos da pandemia do coronavírus, incluindo três que morreram, segundo boletim oficial da Secretaria de Saúde da Bahia – Sesab, desta segunda-feira (25). Até o dia 17 deste mês, esses números eram de apenas 38 pessoas infectadas. Nos últimos 8 dias, foram confirmados 67 novos casos da Covid-19, que equivale a um aumento da ordem de 170% da doença nesta parte territorial do estado.

Dos 105 casos reconhecidos pelo órgão estadual, 89 são por exame laboratorial, 14 por teste rápido, 2 por clinico epidemiológico e 3 morreramo. Até o dia 17, a região tinha 13 municípios infectados, agora são 16 de um total de 20. As cidades com maiores coeficientes de incidência são: Valente, Serrinha, Conceição do Coité, Retirolândia e Santaluz.

As medidas restritivas mais severas adotadas pelas prefeituras da região no enfrentamento a pandemia da Covid-19 são: barreiras sanitárias, isolamento social, fechamento do comércio, suspensão das aulas, feiras-livres e obrigatoriedade do uso de mascara. Apenas quatro cidades aderiram ao toque de recolher: Coité, Retirolândia, Valente e Queimadas. As medidas visam frear a disseminação do vírus nos municípios.

O boletim de número 62, desta segunda-feira, divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, aponta o seguinte quadro no Território do Sisal: Em Barrocas, (5 incluindo um por teste rápido); Em Cansanção (6); Em Conceição do Coité (10 - dois por clinico epidemiológico); Em Itiúba (2 incluindo um óbito); Lamarão (1) e Monte Santo (1).

Em Nordestina (3 por laboratório); Em Queimadas (5); Em Retirolândia (9); Em Santaluz (7); Em São Domingos (1); Em Serrinha (16); Em Teofilândia (5); Em Tucano (1); Em Valente (30 incluindo 13 por teste rápido e um óbito) Em Araci (3 incluindo uma morte).

Os quatro municípios do Território do Sisal que ainda não registraram casos da doença são: Biritinga, Candeal, Ichu e Quijingue. Alguns gestores desta região acataram as medidas do governador Rui Costa e anteciparam os feriados de São João e 2 de Julho, já em vigor desde ontem, como forma de frear o avanço da pandemia na área.