Pedro Oliveira

Região sisaleira tem primeiro caso de coronavírus e Queimadas cancela eventos

Região sisaleira tem primeiro caso de coronavírus confirmado no município de São Domingos. Na cidade de Queimadas, o prefeito André Andrade (PT), decretou na quarta-feira (25), a suspensão das festividades da Lavagem da Igreja de Santo Antônio que aconteceria entre os dias 29 a 31 de maio. A festa que completa meio século este ano é uma tradição no município. Também foi cancelado, o aniversario da cidade, 20 de junho; o São João; o São Pedro e o São Marçal, que marca o encerramento das comemorações religiosas e profanas na comunidade, entre outros. Os recursos que seriam gastos pela prefeitura na contratação de artistas e estrutura dos eventos no período de 29 de maio a 30 de junho, com custos superiores a R$ 500 mil, serão revertidos em ações de combate à pandemia do coronavírus – Covid-19.

A decisão do prefeito André Andrade, de não realizar os festejos, faz parte das medidas adotadas para evitar o surgimento do vírus no município, uma vez que até o momento só há dois casos suspeitos e nenhum confirmado. A suspensão das atividades causa frustração aos munícipes devido à tradição dos eventos, todavia reconhecem a validade da medida diante da pandemia do Covid-19 e a necessidade de enfrentamento do grave problema de caráter mundial. A expectativa de todos é de poder realizar uma grande comemoração no próximo ano de forma a compensar o vazio que deixara este ano num período tão festivo como este.

No Decreto publicado quarta-feira (25), não apenas festejos no período de 30 dias deixarão de ser realizados, como também outros eventos e atividades comercias e escolares que estão suspensas. As autoridades de saúde do município vêm adotando todas as medidas possíveis para evitar a propagação do vírus. Até o momento, nenhum caso do coronavírus foi confirmado em Queimadas, todavia há registro de um caso na região sisaleira, no município de São Domingos e com isso o governo de Queimadas tem adotado todos os cuidados para evitar a chegada do vírus.

“Gosto muito da festa da lavagem, porém, essas medidas se fazem necessário. Esperar e pedir saúde pra curtir no próximo ano” comenta a professora e comerciante Rejane Andrade.

Queimadas tem uma população de pouco mais de 27 mil habitantes e uma área territorial da ordem de 2 mil quilômetros quadrados. A economia é baseada na agricultura de subsistência, na pecuária e no comércio em expansão. O sisal, que já foi um dos fortes pilares da economia, praticamente não existe mais.