Helô Sampaio

Como fazer uma salada de salmão (e ficar em dia com Iemanjá)


Festejando Iemanjá

A Rainha do Mar deve ter ficado muito feliz com a homenagem que lhe foi prestada no dia 2 de fevereiro, dia de festa no mar. E que festa, com muita gente bonita, alegre, dançante e cantante. Foi um dia maravilhoso, como há muito tempo não vivencio, brincando no meio daquele povão todo animado, preocupado em entregar o presente da rainha Iemanjá. Ela merece toda atenção, pois ela é a Mãe das Águas Salgadas. Odoyá!

O esquema é marcado dias antes, quando Ivete Monteiro ‘arma a barraca’ na casa de Jorginho Silva para preparar a já tradicional e deliciosa feijoada, que é servida aos amigos. É uma ‘senhora’ feijoada, feita no capricho, com todos os cuidados e exigências que Ivete mesma se impõe. E só ela escolhe os ingredientes e maneja o produto. O resultado é um manjar dos deuses. (Nessa hora, eu me sinto uma deusa). Nham! Adoro.

Chego cedo para abraçar todos os amigos que sabem do nosso encontro e passam todas as lavagens na Fonte do Boi. Faz tempo que a gente se reúne lá para levar o presente e pedir a proteção à Iemanjá. E ela atende, com certeza. Inda mais quando o povo chega todo bonito, como Gessy Gesse, minha querida amiga, que veio adequadamente vestida: toda de branco, com os adereços para agradar a rainha do mar. E trazendo Mariana, a netinha linda, que segue a devoção da avó. Gessy brilhando na praça, o povo aplaudindo, e a feijoada chegando apetitosa e cheirosa, atraindo ainda mais a galera. Uma disputa grande, dividindo as atenções. Ivete recebia mil elogios, e ficava ainda mais convencida, mais ‘metida’.

Artesão famoso de Cachoeira, meu compadre Fory e Alzira Powell, sua mulher, vieram para receber os bons fluidos de Odoyá. Aí, a embaixada ficou completa: eu, com os irmãos Paulo, Ana e Carmen, e mais Verçosa, Bira e demais amigos, fizemos a festa explodir em alegria. Jorginho era a felicidade em pessoa. Trem bom são estes momentos que dão cores à nossa vida.

Quando deu duas horas da tarde, chegou a bandinha comandada por Álvaro, Ezildo Lucena e João Paulo para animar ainda mais o pedaço. Aí, a galera azeitou os quadris regulando com o som da banda e a praça pegou fogo. Todo mundo dançando e beijando os da praça e os passantes, que também aderiam ao requebrado. Às quatro horas da tarde o balaio, devidamente arrumado por Gessy com flores e alfazema, foi levado ao mar em ‘procissão’ pela galera toda, com a banda, a fé e a cerveja se alternando no percurso. Aí, estava na hora de moças recatadas e pudicas – como eu – começar a pensar em ir para casa porque a galera já ‘entornava a loura’ sem dó.

Sol se pondo, deixei o Rio Vermelho apreciando o belo espetáculo do entardecer até Itapuã. Destaque para a passagem por Jardim de Alá, que atrai baianos e turistas com seus belos coqueirais balançando ao vento. Para mim, um dos trechos mais belos da orla. Tenha certeza, meu lindinho, somos cidadãos privilegiados por viver em Salvador.

Cheguei em casa com o corpo cansado mas a alma feliz. Um dia como este é inesquecível. E cada lavagem é mais animada, concorrida e envolvente que a do ano anterior. Agora é agradecer a Deus e a Odoyá por estes momentos privilegiados e se preparar para a Lavagem de Itapuã que acontece dia 13 de fevereiro, na última quinta-feira antes do Carnaval. Mas com Momo, o babado é outro.

Para Momo, temos que sofrer um pouquinho fazendo ginástica, fazendo um bendito regime para chegar gostosésima e cheia de charme.  É juntar a galera, mandar ‘abrir a rodinha’, com você, no centro da rodinha,  distribuindo beijinhos. O Carnaval da Bahia é único, todo mundo desfila, todo mundo traz brilho nos olhos, todos participam. É isso que faz a diferença na nossa cidade. Vamos nessa, galera, que a grande festa está chegando. A hora é de improvisar uma fantasia, reunir a galera e partir para a folia. Tô dentro.

Já estou na hidroginástica, andando na orla, diminuído a boca e treinando para balançar os quadris com arte e charme, porque mereço a atenção de gente bonita, não é, fofucho?. Carnaval tem espaço para todo mundo e eu faço questão de ocupar o meu espaço na Avenida, no Campo Grande, Barra, Ondina. Onde tiver festa, tem a boazuda ‘fechando comércio’, distribuindo charme e beijinhos carinhosos, pode crer.

E você também, minha lindinha, se quiser ‘fechar’ na Avenida e na Barra, cuide do seu corpitcho, se alimente bem, descontraia o espírito. Liguei para minha querida amiga Elíbia Portela e pedi uma receita que lhe deixe mais gostosésima neste ‘carná’. Segue a sugestão da loura linda da gastronomia: uma salada de salmão para o Verão. Aventais a postos, vamos preparar esta delícia.

Salada de salmão para o Verão

Ingredientes
-- 1 beterraba ralada
-- 2 cenouras raladas
-- ¼ de repolho
--  Pimentões verde, vermelho e amarelo, (cortados em tiras  fininhas)
-- 1 alface (cortada á Juliene ou rasgada)
-- Tomates em tiras
-- 400grs de Salmão grelhado e desfiado .

Modo de Fazer:

Arrumar todos ingredientes artisticamente em uma saladeira e servir com o molho de maracujá ou outro de sua preferência.

Para o Molho de Maracujá:
-- 50 ml de azeite de oliva
-- Polpa de um maracujá
-- 200 ml de iogurte
-- 100 ml de suco de maracujá
-- Uma pitada de sal, uma pitada de pimenta branca em pó e uma pitada de açúcar.

Modo de Fazer:

- Colocar o azeite e o suco de maracujá numa tigela, bater bem com a ajuda de um batedor ou até mesmo com um garfo.

- Acrescentar a polpa, o creme de leite, o sal, a pimenta, e o açúcar. Mexer até encorpar . Servir numa molheira á parte.

E aguardar a chegado do Momo recebendo os parabéns, os beijinhos carinhosos e os elogios pela saladinha, fazendo aquele ar de menina encabulada, que se sente acanhada com o reconhecimento das qualidades.