Pedro Oliveira

Igreja Matriz de Monte Santo está sendo restaurada


O incêndio ocorrido no ano passado consumiu grande parte da igreja

Começaram as obras emergenciais de recuperação da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Monte Santo, que teve parte de sua estrutura física consumida pelo fogo em 20 de abril do ano passado.

A reforma do templo construído em 1927, que terá duração de 180 dias, teve os trabalhos recém-iniciados com a colocação das primeiras peças de madeira sobre as paredes em substituição ao material queimado.

Na época, as chamas consumiram a cobertura, a parte interna e peças sacras. As obras em execução vêm sendo feita com recursos do Ministério da Cidadania e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.

Apesar do tempo passado e das obras de reforma já iniciadas, segundo informações, não se sabe a causa do incêndio que destruiu parcialmente o principal templo católico da cidade, causando grande desalento aos fiéis. Mesmo com os estragos na igreja, as atividades religiosas da comunidade católica não foram paralisadas, passando a ser executadas na Concha Acústica existente ao lado do templo e deverão permanecer lá até a conclusão das obras.

A ordem de serviço para a intervenção da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus foi assinada pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan-BA) em 10 de setembro de 2019. Com investimentos da ordem de R$ 740 mil, a reforma visa proteger e recuperar a estrutura remanescente do templo após o incêndio que atingiu a porção posterior da edificação. O objetivo, segundo o órgão, é estancar o processo de degradação em curso decorrente da ação das intempéries.

A intervenção também prevê a elaboração do cadastro completo da edificação, um dos principais locais de turismo religioso da Bahia. A igreja faz parte do conjunto tombado pelo Iphan em 1983, composto por 25 capelas sobre a Serra do Monte Santo, antiga Serra do Piquaraçá. O início da construção das capelas foi feito pelo Frei Apolônio Todi, italiano que, ao passar pelo local em 1785, impressionou-se com a semelhança da Serra com o Calvário de Jesus, em Jerusalém. Os templos reúnem imagens e quadros alusivos às dores de Nossa Senhora e à Paixão de Cristo, acervo incluído no tombamento realizado pelo Iphan.


Festa dos mascarados e das baianas homenageia Sagrado Coração de Jesus em Ichu

Ichuense homenageia padroeiro com festa

Moradores da cidade de Ichu já respiram o clima harmonioso da 92ª edição da Lavagem da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, que acontece nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, como parte dos festejos profanos ao santo padroeiro do município. O concurso dos mascarados e o desfile das baianas começaram a ganhar dimensão a partir de 2003, com a inauguração da Casa de Show Opec Fest e hoje, o evento lembra os antigos carnavais, com marchinhas, humor e irreverência.  Não tem idade para entrar na folia.

No decorrer dessas nove décadas de história, a festa profana passou por muitas mudanças e atualmente a Lavagem da Igreja é realizada simbolicamente. Quem não gosta de acompanhar os desfiles dos mascarados e das baianas, ficar na frente da casa apreciando o movimento que atrai centenas de pessoas? No inicio a festa era só para homenagear o santo, mas de 17 anos pra cá, o evento cresceu muito e tem atraído visitantes de várias regiões da Bahia.

As mascaras e alegorias produzidas pelos talentosos artesões do município são feitas com materiais retirados da flora e da fauna da região transformando material simples em belas obras de arte. A programação religiosa iniciada dia 31, com o Bando Anunciador, prossegue até domingo, na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus.