Helô Sampaio

Receita de um bolo-pudim perfeito (após fazer nada no interior baiano)

E aí, lindinhos, gostaram das férias que eu lhes proporcionei? Passei esses tempos lá no interior, fazendo carreira, ou melhor, fazendo nada entre Itabuna, Ibicaraí e a Ponta da Tulha em Ilhéus, onde meu irmão Lula tem um sítio na beira da praia.

Quer coisa melhor, fofucho, do que acordar, tomar café, ir à praia, voltar, sentar numa cadeira confortável na varanda olhando o marzão, o coqueiral, curtindo todo esplendor da natureza?

Os amigos que ainda permanecem no vício ficam tomando cerveja, enquanto eu, pura e virgem, tomo suco e escuto a musica dos coqueirais tocada pelo vento. Vidão. Tem coisa melhor não. Resolvo todos os problemas da Humanidade quando fico meditando, olhando para o céu estrelado ou contando as ondas deste mar que tanto amo.

Mas não sou boba, não, fio, voltei a tempo de participar da Feijoada dos Jornalistas, organizada pelo Sinjorba para reunir a galera, revitalizar e mobilizar para o trabalho de defesa da profissão que tem sido tão agredida pelos que somente querem que a imprensa fale bem deles. Não podemos informar os fatos se não forem convenientes a determinadas esferas pois acham que é se posicionar contra. Quem aguenta isso? Temos que informar com isenção e seriedade o que acontece de fato, agrade ou desagrade a quem quer que seja. Minha vida toda foi trabalhando por um jornalismo isento, superior, tendo a verdade da informação como objetivo, o que também faz o meu sindicato.

Que também faz eventos deliciosos. Nem vou falar da deliciosa feijoada que aconteceu no Ginásio dos Bancários e que foi preparada por Bira e Verena com muito amor, como ressalta minha querida Monica Bichara para mais de 200 pessoas, entre profissionais, amigos e acompanhantes.

Foi um evento muito animado, que deixou o meu coração em festa. Rever meus aluninhos lindinhos, carinhosos, alguns já com quase quarenta anos de formados enche de amor o meu coração.


Na Feijoada dos Jornalistas

Sou velha no pedaço, neguinhos, comecei a lecionar na UFBA em 1976 e fiquei por 35 aninhos, com muito amor e alegria. Amo meus aluninhos e tenho uma relação muito fraterna com a maioria deles, como se fossem meus filhotes queridinhos. Sinto muita falta deste contato.

Mas agora vou voltar para ajudar o Sinjorba no que for possível. Já falei com o presidente eleito, Moacir, e com a diretora Kardé que contem comigo principalmente para mobilizar a galera do interior e para os convênios que facilitem a nossa vida – que não tá fácil, véio, com emprego difícil e salário complicado. Vamos pra luta, vamos pra frente que a esperança não pode morrer. E nossa categoria vai continuar mostrando sua importância e seu valor. Imprensa responsável para uma sociedade livre.

Agora, deixa eu falar no pé do ouvido: foi um dia de muita alegria e felicidade. Eu estava um pouco afastada, por problemas de saúde, mas fiz questão de ir para o evento. E foi uma atitude acertada. É tão bom rever os amigos queridos. Meus aluninhos hoje são profissionais competentes, atuando no mercado – em rádios, televisões, plataforma digital – conquistando o respeito e confiança da sociedade. E quando me viam, vinham me dar um abraço em eu sentia o afeto, o carinho que têm por mim.

Um momento desse faz com que a gente pense em todas as dificuldades que enfrentamos e veja que sim, valeu a pena todos os momentos vividos, tudo foi até relativamente suportável se comparado com a alegria de um encontro desse.

A alegria se prolongou com a chegada de parte da família que veio passar uns dias com a titia amadinha. O irmão Paulo veio de São Paulo, aproveitando para ir ver a netinha Analua em Conquista; a irmã Carmen, veio de Conquista com Ana Claudia e a netinha Carolina, Flavinha com o marido Ordival, o filho Lucas e, milagre, conseguiram convencer Amélia e trouxeram até o sobrinho Felipe veio para agradar a titia.

Casa cheia de alegria, zoada, dormidas em colchonetes, cantoria, uma quebra de rotina maravilhosa, que deve existir sempre em família. Agradeço muito a Deus por momentos tão felizes.

Alegria também quando a amiga Elíbia Portela me manda uma receita deliciosa para eu dividir com vocês, meus lindinhos. Vamos experimentar de bolo-pudim perfeito para animar toda família.

Bolo-pudim perfeito de Elíbia

Ingredientes do bolo
-- 2 ovos
-- 1,5 xicara de farinha de trigo
-- 1/2 xícara de chocolate em pó
-- 4 colheres (sopa) de margarina sem sal
-- 1 xícara de açucar
-- 1 xícara de leite
-- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Ingredientes do pudim
-- 4 ovos
-- 1 lata de leite condensado
-- 1 xícara de leite
-- 2 colheres (sopa) de maizena

Ingredientes do caramelo
-- 1 xícara de açucar

Modo de preparar

Para o caramelo
1) Colocar o açucar em uma forma de buraco no meio (de 22cm de diâmetro) e levar ao fogo baixo, sem mexer, até derreter e formar um caramelo

-2) Retirar do fogo e espalhar o caramelo por toda a forma, e deixar esfriar

Para o bolo
1) Bater todos os ingredientes (menos o fermento) na batedeira até ficar homogêneo

2) Adicionar o fermento e misturar

3) Colocar a massa na forma caramelada e reservar

4) No liquidificador, bater os ingredientes do pudim por dois minutos, despejando com cuidado e bem devagar sobre o bolo. Levar ao forno médio, pré-aquecido, em banho-maria, por uma hora.

- retirar do forno, deixar esfriar e levar à geladeira por duas horas.

Elíbia diz que 'a mágica acontece no forno: o pudim desce e o bolo sobe, ficando uma camada perfeita de cada um deles.

Na hora que desenforma, o pudim fica por cima'.  Alerta ainda: 'cuidado para não queimar o caramelo na hora do preparo'.

Vamos tirar o avental para experimentar esta doçura. Beijins.