Wanda Chase

Compositor Riachão pode perder a casa onde mora há mais de 50 anos

O compositor completou 98 anos em novembro

Foto: Leiamais.ba
A casa está sendo disputada na Justiça

Corre em segredo de Justiça, na Décima Terceira Vara da Família, em Salvador, um processo envolvendo o compositor e cantor Clementino Rodrigues, conhecido como Riachão, e duas das suas filhas, que brigam pela casa onde ele mora há mais de 50 anos. 

Riachão teve um relacionamento estável com a mãe delas, Dona Dalva Maria Paim Barbosa, e com a mesma teve quatro filhos. 

Para você entender melhor essa história, eu explico a situação. 

Riachão foi casado durante 44 anos com Dona Maria Eulália Seixas Rodrigues, sua primeira mulher, e com ela teve oito filhos. Mas mantinha ao mesmo tempo uma relação afetiva com Dona Dalva Maria, a Dalvinha - como ele a chama. 

Há 23 anos dona Eulália morreu e em 2005 Riachão casou oficialmente com Dona Dalva. Três anos depois, ela e dois filhos do casal morreram em um acidente de trânsito no Rio de Janeiro. 

Agora as outras duas filhas de Dona Dalva com Riachão estão reivindicando o terreno e a casa onde o pai mora no bairro do Garcia. Elas alegam que é propriedade da mãe delas e que o pai não tem direito porque eles teriam se casado em Regime de Separação de Bens. 

O outro lado da família - Riachão e os filhos dele com Dona Eulália - contesta. A preocupação é que o pai perca a casa onde mora por mais da metade da vida. 

Riachão completou em novembro deste ano 98 anos. Durante uma conversa que tive com o sambista ele diz que se sente injustiçado.

***

Feijoada do Dadau

Reprodução Facebook

Dadau

Cada região tem seu charme, cultura, festas populares, bossa nova... Juazeiro tem tudo isso e muito mais. A Feijoada do Dadau é uma delas. Ano que vem acontece dia 26 de janeiro, 15 dias antes do carnaval da cidade.

Eu já estive lá algumas vezes e posso garantir que o jornalista e promoter Dadau, o criador do evento, cuida de cada detalhe da festa para dar o melhor ao público. Segundo ele, mais de seis mil pessoas frequentam a festa. 

Dadau parece um trio elétrico. Já levou meia Bahia pra feijoada, gente de vários estados e até do exterior. 

Todo ano no dia da festa a ponte que liga Juazeiro a Petrolina fica engarrafada. 

E os artistas? Ahhhh! Sabe quem já tocou na feijoada da terra de João Gilberto e Ivete? Harmonia do Samba, Leo Santana, Margareth Menezes, Sarajane, Amanda Santiago, Alexandre Leão, Patrícia Gomes Ninha, Márcia Short, Jau... 

O povo de Juazeiro garante que um dia a “Ivetinha“ - como os íntimos a chamam - vai ser abduzida para a festa. Tomara! Um dia ela vai.

E tu já sabes, no dia 26 de janeiro de 2020 todos os caminhos levam ao território juazeirense. 

Na Chácara Boungaville o clima vai esquentar. O promoter convidou não um, mas dois nomes de peso, que juntos atraem milhares de fãs: Xanddy Harmonia e Xandy Avião. 

Hum! Deu água na boca!

***

A Divinavaléria 

Vem aí mais um musical sobre mulheres, é o “Damas de Fogo”, uma homenagem a cantoras brasileiras que fizeram sucesso nas décadas de 30 a 60 do século XX. 

Quem vai contar e cantar as histórias das cantoras Maísa, Isaurinha Garcia, Aracy de Almeida e Elizete Cardoso é uma figura bem conhecida dos baianos, a Divinavaléria. 

O musical tem roteiro e direção do baiano Elísio Lopes Jr. e produção de Erlon Bispo, outro conterrâneo nosso.

Elísio me contou que a previsão de estreia do espetáculo seja em março de 2020, no Teatro Itália, na capital paulista. 

Hoje a Divinavaléria concorre a um prêmio no Festival de Cinema de Brasília, com o filme “Marie”, do diretor pernambucano Leo Tabosa.

***

Deu Denny Denan

O menino de Camaçari aportou na Salvador Produções. Que maravilha!

O primeiro show dele na nova casa é dia 8 de janeiro, uma quarta-feira, na Praça das Artes, no Pelô.  

O empresário Marcelo Brito me contou que Denny está em outro momento, com a cabeça mais moderna, disposto a trabalhar muito e dar uma virada na carreira.

Além de fazer carnaval em Salvador o artista vai agitar os foliões do Recife e São Paulo.  

Marcelo me contou ainda que Denny trouxe na bagagem o mercado da Argentina onde ele tem boas parcerias e faz sucesso. Isso é muito bom. 

Outro que agora também faz parte do staff da Salvador Produções é Eduardo Ramos. Marcelo me falou que o mercado da música reagiu bem a contratação dele. ”Melhor do que eu imaginava, Ricardo é um querido ,circula bem e tem um bom relacionamento com os artistas”.

Boa sorte a Denny Denan e Eduardo Ramos.

***

Adeus a Nivaldo Cerqueira

O multi-instrumentista Nivaldo Cerqueira nos deixou. Nascido em Irará, desde criança Nivaldo foi incentivado pelo pai. Ele tinha dois irmãos músicos, Gigi que toca com Ivete, e Sinho, músico de Bell Marques. Como saxofonista tocou com Lazzo Matumbi, Pierre Onassis ,Edson Gomes, Claudia Leitte ,Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Cheiro de Amor.

Atualmente o artista tocava com o regueiro Edson Gomes e na Banda Bago de Jazz.   

Nivaldo era uma pessoa querida. Era generoso e divertido. Fica a saudade. Meus sentimentos à família.

***

Lázaro Ramos

O ator baiano deu mais um passo em sua carreira de escritor. O livro “Na Minha Pele” conta experiências e os primeiros contatos com o racismo. 

A obra já se tornou um best-seller. Já foram vendidos mais de 200 mil livros. Pense! 

Estou orgulhosa. Já li o livro três vezes e sempre empresto pra alguém. Agora está com David, um pré-adolescentes filho de seu Jorge, porteiro do prédio onde moro. Ele está gostando de ler. 

Já o novo livro infantil “Sinto o que Sinto“, em parceria com o mundo Bita, já alcançou a marca dos 23 mil exemplares vendidos;
 Fiquei orgulhosa de novo, mais ainda quando ele me contou que está trabalhando menos. Sabe por quê? ”Reduzi o ritmo de trabalho pois Thaís está intensa com o Popstar e a novela, então estou mais nas atividades das crianças”.

Que parceria, hein?

Sempre que falo com Lázaro comento que tenho saudades de Mister Brau. Dessa vez fui mais enfática .
-- Há possibilidade de Mister Brau voltar? 

Ele me respondeu:
-- Conversamos muito sobre isso.

***

Respeite as Mina

Larissa Luz, Xênia França e Luedji Luna vão participar mais uma vez da campanha “Respeite as Mina”. O trio sai na quinta do carnaval, mas o circuito ainda não foi definido.

Olha aí meninos, respeitem as meninas, não ultrapassem o sinal, nada de puxada de cabelo, beijos roubados e agarramento.
Se vocês ainda não entenderam, vou “desenhar “: Nosso corpo nos pertence. Não, é não! E ponto final. Se ultrapassarem o sinal, vai ter! Que vai, vai!

***

Séo Fernandes 

Reprodução Facebook

Séo Fernandes
Séo Fernandes

O cantor entrou ontem em estúdio para gravar o segundo disco, ”Graça, Tambor e Cordas - Capítulo Dois”. Desta vez tem uma novidade, a participação da Banda RLS, do Congo, país africano. 

Séo Fernandes é irmão de Saulo, substituiu o “louro“ quando ele saiu da Chica Fé para assumir a Banda Eva no lugar de Emanuele Araujo. 

Séo se converteu ao Protestantismo junto com o percussionista Cara de Cobra, que tocou com Brown e Ivete. O guitarrista Hilton Mendes, ex-Banda Dr. Cevada e Sela Quatro formou o trio. Em janeiro eles viajam para o Congo e Angola. Vão pesquisar ritmos africanos. 

Ouça Séo Fernandes

***

Novidade no carnaval

Soube à boca pequena que na terça-feira de carnaval a sereia da axé music Ivete Sangalo vai fazer um “uma pipoca daquelas".

A assinatura é do Governo do Estado.

O circuito ainda não está definido, tomara que seja no Campo Grande.

Será que minha fonte é quente?

Falei com Cinthia Sangalo, irmã e sócia de Ivete. Ela não confirma.