Política

Na COP25, Marina Silva pede desculpas para Greta Thunberg

Ex-senadora disse que Bolsonaro agiu com agressividade e desrespeito com a ativista sueca

A ex-senadora Marina Silva (Rede) aproveitou a participação em um dos painéis da 25ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-25), que acontece em Madri, para pedir desculpas à ativista sueca Greta Thunberg “em nome do Brasil”. Greta foi chamada de “pirralha” pelo presidente Jair Bolsonaro por duas vezes nessa terça-feira (10). 

Marina, que estava em uma palestra sobre o papel dos jovens no combate às mudanças climáticas, disse que Bolsonaro agiu com agressividade e desrespeito.

“E eu queria iniciar fazendo um pedido de desculpas à Greta em nome de meu país, o Brasil. Pela forma como o presidente Bolsonaro desrespeitosamente e agressivamente se dirigiu a ela, chamando-a de pirralha, porque ela se solidarizou com os índios que foram assassinados no Brasil”, declarou a ex-candidata à Presidência em 2018 pela Rede Sustentabilidade.

Jair Bolsonaro chamou Greta de “pirralha” depois que foi instado a comentar sobre a postura da ativista diante da morte de indígenas no Maranhão. “Como é, índio? Qual o nome daquela menina lá? Aquela Tábata, não. Como é? Greta. A Greta já falou que os índios morreram porque estão defendendo a Amazônia. É impressionante a imprensa dar espaço para uma pirralha dessa aí. Uma pirralha”, disparou. 

Logo depois, Greta atualizou a descrição do seu perfil no Twitter e escreveu “pirralha” como sua definição. Ainda na terça, o presidente voltou a insultar a jovem.