Alberto Oliveira

Lula tem 580 dias para refletir e sai da prisão olhando para o retrovisor

É o que se conclui de seu discurso na Bahia

O recado de Lula aos integrantes de PT, dado em Salvador, na semana passada, foi claro: nada de autocrítica ou de alianças nas quais a cabeça da chapa encontre-se em mãos de outro partido.

No último sábado (16 de novembro) a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, disse que Lula “em nenhum momento fechou as portas para alianças com partidos de uma frente ampla de oposição a Bolsonaro”.

Sim, desde que comandadas por ele. "O PT só cresce se disputa, não nasceu para ser um partido de apoio", foi o que disse em Salvador, durante encontro da Executiva Nacional. Em outras palavras: podem esquecer essa história de indicarem candidatos que não sejam filiados ao partido.

Pensemos na disputa à Prefeitura de Salvador. Que candidato puro sangue tem o PT com condições de vencer o indicado pelo prefeito ACM Neto?

Ao mirar o futuro olhando para o retrovisor Lula arrisca estilhaçar de vez o Partido dos Trabalhadores. E ao pregar a polarização (diga-se a divisão do País), fortalece (em vez de enfraquecer) o governo do presidente Jair Bolsonaro, dá munição à direita, incentiva a radicalização.

Mas há outro trecho espantoso de seu discurso à militância na Bahia. "Será que os petistas que dizem que o PT deve fazer autocrítica têm consciência que nós conseguimos criar o maior partido da América Latina?", perguntou, como se nenhum erro houvesse sido cometido, como se não houvesse perdido o poder pelos muitos equívocos que patrocinou ou que tiveram seu apoio, suas digitais.

Lula criou o PT e com ele chegou à Presidência da República. A dúvida, agora, é se neste momento não está fazendo mais mal do que bem ao Partido dos Trabalhadores.

***

Foto: Adiberto de Souza

Cofre dinamitado por cangaceiros

90 anos de assaltos
O ano era 1930. O local, uma agência bancária em uma pequena cidade (Carira) a 113 quilômetros de Aracaju.

A imagem mostra como ficou o cofre do banco, após a explosão de dinamite colocada por cangaceiros.

A peça está no Museu de Sergipe, na antiga capital do Estado: São Cristóvão.

89 anos depois o mesmo tipo de crime continua sendo praticado no Brasil, principalmente em cidades do interior do Nordeste, uma perpetuação do Velho Oeste americano.

Na Bahia foram 66 assaltos em 2018, ou seja, 5 a cada 30 dias.

Já foi pior. em 2014 foram registradas 276 ocorrências no Estado, média de 23 casos por mês.

***

Em extinção
A Floresta de Araucárias, no Brasil chegou a ocupar 20 milhões de hectares. Restam de 1 a 3%.

A árvore - que ocorre nos estados do Sul do Brasil e em algumas regiões serranas do Sudeste - deixará de existir no País até 2070, resultado da exploração madeireira e do manejo inadequado das sementes.

Essa é a expectativa de cientistas da Universidade de Reading, no Reino Unido.


A araucária pode atingir 50 metros de altura - Foto: Pixabay/Creative Commons

***

Viva
Armadilhas fotográficas conseguiram registrar a ocorrência de uma onça-pintada na Grande Reserva Mata Atlântica, que abrange os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

No vídeo
O registro da onça-pintada

A onça-pintada é o maior felino do continente americano.