Helô Sampaio

Receita: bolo negrito de chocolate para depois do turismo na Bahia

Receita de Elíbia Portela

Eu pensei que iria endoidar no dia em que parasse de trabalhar. Não conseguia nem imaginar ficar 24 horas sem mil coisas para fazer ou mandar fazer, verificar, encaminhar, apurar, ver se foi bem finalizada... Loucura, loucura. Mas até que não doi muito pois estou viajando sempre, indo a todos eventos que sou convidada, fazendo hidroginástica, futucando tudo.

Enquanto faço esta análise de vida, escuto a fontezinha de água na minha varanda, olho todas as plantinhas em voltam, embelezando meu dia no embalo do canto dos passarinhos, que são muitos em Itapuã.

E chego à conclusão que vale, sim, vale a pena apreciar todos os encantos que a Natureza nos oferece, todos os tons de verde, toda beleza das flores, toda graça dos pássaros, todas as nuances do céu e do mar. Precisa ter alma aberta, coração doce, espirito elevado. Chegarei lá.

Agora estou virando pulga de festa: convidou, tô lá. Outro dia o Salvador Destination comemorou o Dia Internacional do Turismo com um delicioso caruru no Wish Hotel da Bahia, do Campo Grande. Ôba! Hora de incomodar, digo convidar os amigos para me dar carona (pois não quero mais dirigir à noite). Os sorteados foram Sérvulo e Marli, que também amam caruru.

Foi uma noite deliciosa, quando encontrei muitos dos amigos que tenho no ‘trade’ onde sempre circulei como assessora do meu querido primo, Pedro Galvão. Adoro esse povo do turismo, pessoal alegre, descontraído e viajado, outra coisa que eu amo.

Fiquei espantada com os dados apresentados por Roberto Duran, que atualizou as minhas informações: a Salvador Destination já realizou 99 eventos na capital baiana o que gerou um fluxo de 60 mil turistas com 240 mil pernoites na rede hoteleira e um incremento de R$ 288 milhões nos últimos quatro anos. É mole, fio?

E com a inauguração do novo centro de convenções e a ampliação do aeroporto a expectativa do ‘trade’ é que Salvador volte a ocupar a terceira posição nacional no turismo de eventos Passamos para a 5ª, em 2018. Considerando todos os destinos no mundo, Salvador subiu 120 posições.

Agora que você, meu lindinho, já está atualizado com os dados turísticos, vamos afundar no caruru, que está nos esperando com lindas baianas para nos encantar. Amo estas festas do ‘trade’. E como é Sara Barnuevo, minha querida amiga e ex-aluna amadinha que assessora o Salvador Destination, além de receber as informações que passo para vocês, vou estar sempre nos eventos com ela, não é, Sarita? Como disse, serei pulga de festa, he-he!

Ah! já ia esquecendo que tem mais novidade: dias 8 e 9 de outubro acontece o 4º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio que traz informações sobre a Final do Prêmio Brasil Artesanal 2019 – Chocolate, voltado só para mulheres. Tamos por cima, lindinho.

O evento é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e será em São Paulo. E entre as cinco mulheres classificadas três são baianas: Carine Pereira Assunção – Natucoa; Marcela Tavares Monteiro de Carvalho – Cacau do Céu e Patricia Viana Lima – Modaka. As outras duas são de Minas e São Paulo.

O prêmio objetiva valorizar e reconhecer os melhores chocolates artesanais do Brasil produzido por mulheres e é uma iniciativa do CNA/Senar. E durante o evento, o publico poderá saborear os cinco chocolates finalistas e votar no que mais gostar. Se eu pudesse estar lá, ia votar várias vezes mas como não posso, vamos torcer pelas baianas. E ‘fundar dentro’ da delícia da nossa terrinha, o cacau que torna tudo delicioso, doce, bolo, sorvete, tudo. Amo chocolate.

Ah! A turma da hidroginástica já está programando o dia da criança com muito chocolate e bolos para as criancinhas da hidro (só entra acima de 50 anos, exceção para Poliana, Malu e Claudinha). As ‘meninas’ já estão assanhadas se preparando para voltar a ser criança. Trem bom é viver com alegria.

Mas falamos tanto em chocolate que eu fui pedir a minha amiga Elíbia Portela, doutora no assunto, para me mandar uma receita bem gostosa com chocolate para você encantar o seu amorzinho ou seus filhotes. Serve para tudo. Vejam a sugestão que Elíbia mandou para o seu deleite, lindinha.

Bolo Negrito de Chocolate

Ingredientes do bolo – 3 xícaras (chá) de chocolate, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 3 xícaras (chá) de açúcar refinado, 200g de manteiga , 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio, 3 ovos,  1 colher (sopa) de fermento em pó, ¾ de  xícara (chá) de farinha de pão.

Modo de Fazer: Colocar todos os ingredientes numa tigela e misturar bem, agregando aos poucos 3 xícaras (chá) de água quente. Assar em forma untada, e polvilhar com farinha de trigo. Temperatura 180º. Fazer o teste do palito.

Ingredientes da cobertura - 1 lata de leite condensado, 200ml de creme de leite, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 colher (sobremesa ) de margarina, 50 g de chocolate ao leite, em barra picado.

Modo de fazer – Levar os 4 primeiros ingredientes ao fogo, misturando sempre até obter o ponto cremoso. Retirar do fogo e juntar o chocolate picado.  Misturar bem e, ainda morno, utilizar para cobrir o bolo.

Esquecer os 250 graminhas a mais da sua balança e saborear com o gosto gostoso de viver a vida. Depois a gente se preocupa com a balança. Beijão.