Artes Visuais / Livros / Palco

Teatro Escola promove Primeira Semana de Cultura Surda e Acessibilidade

O evento propõe a reflexão da importância da Libras e formas de acessibilidade nos espaços culturais e artísticos

Foto: Divulgação
Acessibilidade
Serão três dias de reflexão, debates, aprendizagem práticas e exposição

O Dia Nacional dos Surdos é celebrado em 26 de setembro e o Teatro Escola vai promover, entre 25 e 27 deste mês, a Primeira Semana de Cultura Surda e Acessibilidade, na sede do projeto (Av. Manoel Dias da Silva, 2177).

O evento propõe a reflexão da importância da Libras e formas de acessibilidade nos espaços culturais e artísticos. A entrada será por contribuição voluntária e a inscrição acontece através do link https://tinyurl.com/y6qldmuf. 

O evento conta com os curadores Cíntia Santos e Elinilson Soares, professores de Libras que integram o núcleo de acessibilidade e linguagens do Teatro Escola. 

O seminário contará com a presença de profissionais surdos e ouvintes que discutirão sobre a demanda eminente da pessoa surda, e debates sobre os direitos enquanto protagonistas, telespectadores e consumidores da arte e cultura brasileira.

Serão três dias de reflexão, debates, aprendizagem práticas e exposição, com presenças especiais do artista e poeta surdo Edinho Santos, a professora e poetisa surda Priscilla Leonnor, a professora do Teatro Aesos (Associação Educacional Sons no Silêncio)  Rosenildes Oliveira, Cíntia Alves coordenadora do Coletivo GRÃO de São Paulo, a coordenadora do setor de acessibilidade do Itaú Cultural Tainá Menezes e o coordenador de acessibilidade do Instituto Tomie Ohtake,Claudio Rubinho.

Confira a programação:

25/09 às 18:30 - Círculo de Cultura - Acessibilidade nos espaços culturais

Participantes da mesa: Tayná Menezes, Cintia Alves, Rosenildes Oliveira, Edinho Santos, Priscilla Leonnor e Targino Machado.

26/09 às 17:00 - Oficinas artísticas

-Dramaturgia do corpo; Facilitadora: Cintia Alves

-Slam poético em Libras; Facilitadores: Edinho Santos e Priscilla Leonnor

-Oficina de artes visuais; Facilitador: Joselito Mendes

27/09 às 16:00 - Sarau Cultural em Libras

Teatro Jorge Amado Data: 25 a 27 de setembro Inscrições: A entrada será por contribuição voluntária e a inscrição acontece através do link https://tinyurl.com/y6qldmuf  

Sobre o Teatro Escola 

O teatro escola é uma idealização do diretor artístico do Teatro Jorge Amado, Nell Araújo. O projeto surgiu em 2017, e oferece cursos gratuitos de teatro, fotografia, produção, iluminação, maquiagem, libras e dança moderna, para jovens afrodescendentes e estudantes da rede pública de ensino.