Helô Sampaio

Como ficar molhada de terça a sexta-feira e um risoto de funghi

A sério, parei um pouco as viagens


A turma da natação e das duas horas de conversas

“Um, dois... braços acima da cabeça... vamos baixar agora até os pés...”. Poliana não alivia, é exercício sem parar. Quem guenta? Euzinha. Linda, loura e maravilhosa. Agora, estou uma atleta de primeira. É hidroginástica e natação de terça a sexta para manter este corpinho maravilhoso e, quem sabe, conquistar uns ‘quengos’ bonitos. Estou ar-ra-san-do!

A sério, parei um pouco as viagens e, levada pela minha sobrinha Dara, fui fazer natação e hidroginástica, no Clube Cassas Pinaúna, aqui na Vila Militar de Itapuã, sob a orientação da educadora física Poliana Barbosa. Foi uma decisão acertada que tomei: estou feliz, me sentindo uma garotinha e nadando feito um peixinho (baleia são seus pecados, seu feio). Seria muito bom se todos buscassem viver com saúde. Se você mora aqui por perto, ligue para Poli (9 9978-6960) e venha pra cá.

A ‘tchurma’ é muito animada e misturada – gente nova bonita e coroas charmosos – com todo mundo compartilhando alegria, fofocas e mentirinhas. Tem dois homens no meio do mulherio. Os bichinhos devem sofrer com tanta conversa, pois são quase duas horas diárias de exercícios misturados com brincadeiras. Uma delícia. E, com o solzinho da manhã, eu já estou uma morenaça apetitosa, pode crer, lindinho.

Helô SampaioNo último sábado, Iracema Dias, minha irmãzinha da vida, se espantou com a minha cor. Ele veio me pegar para vermos a exposição de Irene Omuro, no Vilas do Bosque, lá em Lauro de Freitas. E ela viu que ‘fechei o comércio’, com todo mundo me achando ‘sarada e disposta’. (Ah! fio, esta lição eu já aprendi: ou a gente vive bem esta vida, ou antecipa os dias aqui. Nunca, nunca perco a alegria de viver e agradeço a Deus todos os dias a graça que Ele me concede de ficar nesta esfera mais uns tempos).

Foi muito bom estarmos com Irene e Luis Omuro, casal lindo que conheci na casa de Auta Rosa e Calasans Neto, meus amores. Auta e Calá tinham este casal como pessoas da família. E eles são maravilhosos. Que bom que eu ganhei a dupla de presente.

Trançamos no papo e nas boas lembranças enquanto eu saboreava o risoto de funghi feito por Luis, que estava uma delícia. Os trabalhos de Irene são lindos e o povo prestigiou muito. Encontramos muitos amigos no evento. Iracema também já é admiradora das artes de Irene há tempos. Somos duas tietes do casal (e não é pelo risoto e outras delícias, não, seu feioso, é pela arte, mesmo).

Irene Omuro faz uns trabalhos originais, encantadores. Auta Rosa amava. Além de serem muito amigas. Coisa boa é sentir o coração felz, conversar com alegria, relembrar pessoas amadinhas. São momentos preciosos, que renova o espírito, dá alento a vida. Inda mais quando este papo vem acompanhado de petiscos gostosos – essa parte é cuidada por Luis. Que ficou todo acanhado quando eu pedi a receita do risoto.

“Ah! Helo. É uma comida simples”. Expliquei a ele que, quanto mais simples, melhor. Não temos muito tempo a perder na cozinha, com tanta coisa gostosa nos rondando, brinquei.

Bom. Segue a receita do risoto, como Luis Omuro o executa para deixar Irene apaixonada. Faça sua mulher também se apaixonar por você. Aventais a postos, lindinhos.

Risoto caseiro de funghi

Ingredientes
-- 400g de arroz arbóreo
-- 1,5 litro de água
-- 3 colheres (sopa) de manteiga
-- 2 cebolas picadas
-- 50g de tomate seco
-- Um copo de vinho branco
-- 150g de queijo parmesão ou gran padano
-- 1 limão siciliano
-- 50g de funghi seco
--  1 bandeja de shitake fresco
-- Azeite de oliva, salsa fresca e sal a gosto.

Modo de preparar

1. Antes de tudo, hidratar o funghi. Em separado, ralar a casca do limão e ralar o queijo. Reservar;

2. Ferver a água em uma panela. Em outra esquentar o azeite de oliva e colocar a cebola bem picada, mexendo até ficar transparente, mas sem queimar;

3. Acrescentar então uma colher de manteiga, e o arroz; mexer um pouco e adicionar o vinho, deixando no fogo até evaporar;

4. Com uma concha, ir acrescentando água aos poucos; colocar o funghi.

5. Depois de dez minutos, começar a checar o ponto do arroz. Quando estiver próximo do ‘ponto’, colocar o queijo, a salsa e o resto da manteiga;

6. Chegando ao ponto do arroz, desligar o fogo e colocar a raspa do limão e o sumo. Enfeitar com salsa e queijo, e aguardar os elogios.

Bom apetite!