Livros

Walcyr Carrasco lança adaptações das obras de Monteiro Lobato

Publicados pela Editora Moderna, livros mantêm narrativa criada por Lobato

Foto: Divulgação
Walcyr Carrasco
Walcyr Carrasco, já escreveu diversas novelas, minisséries, peças de teatro e publicou mais de 40 livros infantojuvenis

Reinações de Narizinho e A Reforma da Natureza, dois grandes clássicos de Monteiro Lobato, agora poderão ser conferidos em nova versão adaptada pelo autor Walcyr Carrasco, reconhecido por apresentar obras clássicas da literatura universal aos jovens.

Publicadas pela Editora Moderna, as obras chegam ao mercado editorial com a preocupação de preservar a estrutura, os personagens e o fluxo da narrativa criada por Lobato.

Walcyr Carrasco, que já escreveu diversas novelas, minisséries, peças de teatro e publicou mais de 40 livros infantojuvenis, propõe um novo olhar sobre a história, como quando o autor descreve diálogos entre os personagens por meio de e-mails, uso de laptops, tablets e celulares, para responder às mudanças nas tecnologias de lá para cá.

Além disso, o escritor adaptou passagens que tratam pessoas negras de maneira depreciativa e substituiu palavras que se tornaram pouco usadas, aproximando as histórias das crianças de hoje. Segundo o autor: "Lobato não radicalizou na colocação dos pronomes, como eu também não. Talvez isso seja radical demais.

E hoje certamente reconheceria que temos uma Literatura Infantil nova, vibrante, maravilhosa. Mas seu recado é claro: é preciso atualizar, adaptar, trazer modernidade. Eu ouvi meu mestre, Lobato. E fiz o que, penso, ele faria."

Em Reinações de Narizinho, o autor reconta os capítulos e as aventuras vividas por Narizinho. No volume, é possível conferir a história de Narizinho Arrebitado, o Sítio do Picapau Amarelo, assim como O Marquês de Rabicó, O Casamento de Narizinho, As aventuras do Príncipe, O Gato Félix, Cara de Coruja, O Irmão de Pinóquio, O circo de Cavalinhos, Pena de Papagaio e o Pó de Pirlimpimpim. Ao receber o convite da Editora Moderna para adaptar o livro Reinações de Narizinho, Walcyr conta em seu prefácio que possui profunda admiração por Lobato. Para ele, esse livro em particular desempenhou em sua transformação como leitor e futuro escritor.

O autor realizou uma adaptação renovada em uma linguagem nos dias de hoje, porém com o cuidado de preservar as partes estruturais e narrativas de Lobato. "Minha adaptação não é uma mudança radical, mas sim uma continuação de seu pensamento. De sua linha de trabalho. Entrego essa adaptação com o orgulho que ele teria de preservar a conexão direta com a criança. Sem se agarrar a essas tradições como mariscos nas pedras. Este é um Lobato eternamente Lobato", explica.

Em A Reforma da Natureza, a obra mostra que a boneca Emília se corresponde por e-mail com sua amiga "rã", uma menina de onze anos do Rio de Janeiro, assim chamada por sua magreza, e que a ajuda com ideias para a realização de mudanças nos animais e plantas no sítio do Picapau Amarelo.

As reformas de Emília, sempre pautadas pela lógica da utilidade, são realizadas enquanto Dona Benta, Tia Anastácia, Narizinho, Pedrinho e Visconde de Sabugosa partem em viagem rumo a uma Conferência da Paz. Publicado originalmente em 1941, a nova versão de A Reforma da Natureza é surpreendente. A obra faz um convite a reflexão sobre as interferências e avanços tecnológicos que a humanidade tem provocado e conquistado na natureza.

Os dois volumes adaptados por Walcyr e com ilustrações inéditas elaboradas por Renan Santos, criadas apenas com linhas pretas, alusivas a antigos desenhos científicos e gravuras em metal estão à disposição do público e são indicadas para leitores a partir de 9 anos. Não perca!

Ficha técnica
Título: A Reforma da Natureza
Autor: Walcyr Carrasco
Ilustrador: Renan Santos
Páginas: 112
Preço sugerido: R$ 55

Título: Reinações de Narizinho
Autor: Walcyr Carrasco
Ilustrador: Renan Santos
Páginas:322
Preço sugerido: R$ 67

Sobre o autor
Walcyr Carrasco nasceu em Bernardino de Campos (SP), em 1951, e foi criado em Marília. Decidiu ser escritor quando tinha 12 anos e se apaixonou pela obra de Monteiro Lobato. Depois de cursar Jornalismo na USP, trabalhou em redações de jornal, escrevendo textos para coluna social e até reportagem esportiva.

É autor das peças de teatro: O terceiro beijo, Uma cama entre nós, Batom e Êxtase.
Escreveu minisséries e novelas de sucesso, como Xica da Silva, O Cravo e a Rosa, Chocolate com pimenta, Alma gêmea, Sete pecados, Caras & bocas, Morde & assopra, Amor à vida, Êta Mundo Bom! e também a adaptação para televisão de Gabriela, cravo e canela, romance de Jorge Amado. Walcyr Carrasco recebeu os principais prêmios de suas áreas de atuação: o prêmio Shell de teatro pela peça Êxtase, o prêmio Emmy de televisão nos Estados Unidos por Verdades Secretas e também o prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário do Brasil pela tradução e adaptação de Romeu e Julieta, de William Shakespeare. É membro da Academia Paulista de Letras desde 2008, onde recebeu o título de imortal.