Helô Sampaio

Receita: licor de chocolate e pamonha (e cheiro no cangote)

2 receitas de Elíbia Portela


Aprenda a fazer uma pamonha cozida - Foto: Ji-Elle/Wikimedia

Eita, que junho é mês bom de festa, sô. É dia de namorado, de santantoinho, sãojoãozinho, sãopedrinho e ainda tem Corpus Cristi pra aumentar as folgas do mês.

A alegria se completa com a festa do Forró do Mídia antes do São João, e do meu aniversário logo depois da fogueira (devo passar na fazenda de Cachacinha, em Ibicaraí, he-he). Eu e Roberval Foca somos os animadores do mês com os nossas festas, na ‘capitá’ e no ‘interiô’.

O Forró do Mídia este ano foi no Clube Espanhol e estava bom demais, véio. Fui com Ana, minha irmã e, ao chegar, bati logo com Arthurzinho Couto e Antonia (ex de A Tarde) e caímos no forró, no requebro e no licor.

Forrozei com os ‘gatos’ charmosos da festa e com muito ‘xero’ no cangote. Até hoje tô com o bonitão do EstacaZero na cabeça (pena que não pude dar um xero nele). Era dançando e repondo as energias com a canjica ou o ‘escondidinho’.

Já disse a Foquinha que tem que ter pelo menos duas festas por ano. Os mídias merecem. Quem bem gosta de fuzuê é publicitário, que vive de agito, né, coleguinhas?

Fazer o Forró em junho e criar o Sarau do Midia para janeiro ou fevereiro, que tal, Foquinha? (Faz a cabeça dele, Nancy, me ajuda que tu também gosta dos agitos).

Maria e Benneh Amorim são os meus parceiros frequentes destas festas. Casal querido, que tem paciência com a ‘prózinha’ do coração. Qualquer babado, eu ligo pra Benneh: também quero ir, você me pega? E eles me pegam e me trazem em casa, com toda paciência, né, Maria? Ex-aluninho bom é assim, dá toda força à prózinha, que já está nos muitos ‘entas’ da vida. (Xá pra lá, que estamos falando de festa e não de idade. E rezem para chegar onde eu estou, viu, neguinho?).

Já treinada para o forró, viajo agora para o interior onde vou esquentar os quadris no São João da fazenda do Gordinho, meu sobrinho, onde ele e Bárbara recebem toda a família; e depois ‘baixo o santo’ na fazenda de Maria e Cachacinha para a feijoada do aniversário, como tenho feito nos últimos anos. Gosto de comemorar com os amigos queridos. É de lei. Vêem como sou privilegiada: tenho família e amigos super especiais.

Não morram de saudade, meus fofinhos, mas já tô com a viola e a mala pronta, saindo para a viagem. Inezita e Julinha Araújo (minha amiga-irmã), já estão me esperando para outros agitos lá na região. Pulo no carro delas e corremos pelas cidades próximas: Itapitanga, Ibirataia – onde Carminha e Valdo nos esperam para animarmos o pedaço – ou Canavieiras, para tomar banho de rio e mar com Genita. Visitamos as cidades onde temos amiguinhas amadinhas. A-do-ro passear, viajar, ver amigos. A-mo.

Mas como não sou egoísta, liguei para minha amadíssima Elíbia Portela e pedi uma receita, pra você se animar também, lindinha. Ela achou melhor mandar duas: mandou a da pamonha cozida (que eu gosto demais) e do licor de chocolate, pois o de jenipapo precisa de muito tempo para ficar bom. O de chocolate, com cinco ou até três ou dois dias já dá para virar o copo. Aventais a postos, vamos fazer a alegria da família e dos amigos com estas delícias.

Pamonha cozida

Ingredientes
-- 
10 espigas de milho verde, com a palha
-- ¾ xicara (chá) de lite
-- Uma colher (sopa) de manteiga
-- 1 ½ xícara de açúcar
-- Uma pitada de sal

Modo de fazer:

-- Retirar as palhas das espigas, reservando as maiores para embrulhar as pamonhas;

-- Com uma faca amolada, retirar os grãos do milho, reservando os sabugos, e bater no liquidificador até obter um creme. Reservar.

-- Em uma panela, levar ao fogo médio o leite e a manteiga, até derreter. Adicionar o milho batido reservado, o açúcar, o sal, e mexer bem até engrossar levemente.

-- Passar as palhas reservadas em água fervente por alguns minutos. Separar duas palhas para cada pamonha. Dobrar as laterais e a ponta, formando saquinhos. Encher os saquinhos com o creme da pamonha e cobrir com a outra palha, dobrando também as laterais e a ponta. Amarrar com barbante culinário;

-- Colocar as pamonhas em uma panela com água e cobrir com os sabugos reservados, cozinhando por uma hora ou até a pamonha ficar amarelada. Servir. Mas antes, vamos preparar o licor.

Licor de chocolate de Elíbia

Ingredientes
-- Uma lata de leite condensado
-- Uma lata de conhaque, rum ou whisky
-- Uma xícara (chá) de leite fervido e frio
-- Uma xícara (chá) de água filtrada fervente
-- 150g de chocolate em barra picado.

Modo de preparar

-- Colocar o chocolate picado num recipiente, junto com a água quente e reservar, para amornar e derreter o chocolate;

-- Acrescentar o leite condensado, o leite frio e a bebida escolhida, batendo tudo no liquidificador, em velocidade média;

-- Despejar em uma garrafa e levar ao congelador pra macerar por cinco dias. Após servir mantenha sempre no congelador, aconselha Elíbia.

Feliz São João, galera!