Helô Sampaio

9 músicas cantadas por Dona Wanda e 1 receita de bacalhau

Ouça só isso...

De volta à terrinha, fui recebida por Ivete Monteiro, minha amiga de priscas eras, que me reservava uma surpresa: um CD para eu ouvir e dizer se gostava. Ela estava empolgada. “Helô, veja o que eu gravei”.

Eu ouvi e... amei.

Aí foi que ela disse que quem estava cantando era sua mãe, dona Wanda. E lá eu sabia que Wandinha era tão afinada e tinha uma voz tão boa?

Fiquei encantada, já segurei o CD que hoje é o que toca no meu carro, e que passo para os meus amigos ouvirem.

Eu digo que Ivete é quase minha filha, pois a conheci quando ela tinha 16 anos, e ‘engatinhava’ na vida e nos namoros. E eu era a pessoa de confiança de dona Wandinha, que dizia ficar tranquila quando ela saía comigo para qualquer lugar. Não sabia ela que eu tinha o maior trabalho para sossegar o ‘anjinho’ dela com os variados casos amorosos.

A danadinha era bonita, manhosa, treiteira e enganadora, e chovia de gente para dar cheiro no cangote dela. Meu trabalho era dobrado, pela confiança que Wandinha tinha em mim.

Tempo passou, mas a amizade permanece forte com as duas. Só não preciso mais espantar o povo que ainda continua dando em cima de Ivete.

Depois de ouvir o CD, pensei espantada que, após criar oito filhotes ‘encapetados’ e ensinar o dia inteiro, como é que Wandinha mantem uma voz maravilhosa dessa, já com 85 primaveras?

A música a renovou, lhe deu alento. Ela canta com o coração. É bonito demais, véio. E não estou puxando saco, não. Você vai escutar e me dizer se estou com a razão, pois Alberto Oliveira, o criador deste nosso portal, me assegurou que vai disponibilizar para os nossos seguidores.  

Ouça a voz de Dona Wanda - Faixa 1

Falei com Ivete que preciso mais CDs para presentear alguns amigos, levar esta maravilha para alegrar o dia de mais gente. E já disse a dona Wandinha que vamos providenciar um segundo CD, pois ela não pode nos privar da maravilha da sua voz.

Ouça a voz de Dona Wanda - Faixa 2

Os ensaios serão feitos na varanda da minha casa, mas a gravação será em estúdio. Mandarei também pra vocês depois, né, Alberto?

Ouça a voz de Dona Wanda - Faixa 3

Mas, antes do segundo CD de dona Wanda, tive outra surpresa: Ivete tomou vergonha, ou melhor, perdeu a vergonha e resolveu gravar também o seu CD. Eu sempre briguei porque ela não dava valor à voz espetacular que tem.

Ouça a voz de Dona Wanda - Faixa 4

Desde novinha, quando ainda trabalhava na Bahiatursa, que ela canta. Uns tempos atrás, fizeram um evento promocional da Bahia no Canadá, coordenado por Tuzé de Abreu, apresentando a culinária, a música, a dança, com capoeira, candomblé, trio elétrico e tudo mais. Foram 70 dias nas principais cidades do Canadá.

Ouça a voz de Dona Wanda - Faixa 5

E quem era uma das cantoras, a que fez um grande sucesso? Ivete, sim senhor. Que passou a ser conhecida como a ‘Cigarrinha da BT’ (Bahiatursa). Onde chegava, arregaçava a voz e levava a Bahia para o coração dos gringos. Mas somente agora resolveu nos presentear com este produto final.

Ouça a voz de Dona Wanda - Faixa 6

Depois a gente manda pra vocês também, né, Beto (Alberto vai se ver doido com tanta música, he-he. Mas o que é bom é para ser partilhado com todos, não é, lindinho?).

Ouça a voz de Dona Wanda - Faixa 7

Fico ouvindo o CD teste e aprovando, com o coração feliz. Até que enfim esta minha amiga cabeça dura resolveu valorizar o seu dom e nos propiciar bons momentos musicais. Tempo bom.

Ouça a voz de Dona Wanda - Faixa 8

Agora vamos cuidar da vida que, eu já disse, Salvador tem duas estações climáticas: Verão com chuva e Verão sem chuva. E tem chovido pra dedéu. Parte da cidade ‘tomou banho’ por muitos dias. Aqui pertinho, em Piatã, a água encharcou meio mundo e o povo acordou com água na canela. Um horror. Marli que o diga.

Ouça a voz de Dona Wanda - Faixa 9

Mas com chuva ou sem chuva, bom é sentar numa mesa com comida gostosa, cheirosa e saborosa (tudo terminando em ‘osa’, pra rimar). E Ana Paula, da Via Press, me fez um convite para o lançamento do novo cardápio do Cerimonial Vera Lima, que acontece no dia 30 de maio. Vou para o evento e trarei uma receita bem gostosa para você, amorzinho.

Enquanto isso, vamos saborear este terrine de bacalhau, também especialidade de Vera Lima, que o prepara há mais de 15 anos com sucesso. ela já prometeu fazer para mim mas Ana Paula antecipou a receita. Aventais a postos, rumo a cozinha.

Terrine de bacalhau à Vera Lima

Ingredientes
-- 500g de bacalhau dessalgado
-- 100g de manteiga
-- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
-- 3 xícaras de leite
-- ½ xícara de leite de coco
-- 6 ovos
-- 2 cebolas médias
-- 3 tomates
-- Cheiro verde e pimenta em pó
-- 1 pimentão verde grande e um pimentão vermelho
-- 8 colheres (sopa) de azeite
-- 1 ½ colher (sopa) de extrato de tomate
-- Sal a gosto

Modo de preparar

-- Levar uma panela ao fogo com o azeite e as cebolas picadas para dourar; acrescentar os tomates picados, os pimentões, a cebolinha verde, coentro, extrato de tomate e a pimenta em pó.

-- Refogar bem e acrescentar o bacalhau dessalgado, cortado em pedaços regulares. Tornar a refogar e reservar.

Preparo do molho branco

-- Dourar a farinha de trigo na manteiga, sem deixar escurecer; mexer sempre com uma colher de pau e juntar aos poucos o leite de vaca e o leite de coco; acrescentar as gemas, deixar cozinhar e temperar com sal e pimenta do reino. Esperar esfriar um pouco e acrescentar o bacalhau, misturando bem a massa.

-- Bater as claras em neve bem firmes e adicionar, suavemente, ao bacalhau.

-- Colocar numa forma de ‘bolo inglês’ bem untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca. Assar em forno quente, em banho-maria. Enquanto estiver assando, é bom fazer o teste do palito: quando sair sequinho, a terrine está pronta e pode ser desenformada.

Saboreie esta maravilha com o seu bem-querer que eu já estou marcando a data para ir saborear esta maravilha da Vera Lima. Xero no cangote, meu benzinho.