A 99, empresa de mobilidade urbana, lança duas novas ferramentas de checagem de motoristas. O aplicativo agora vai pedir que os condutores tirem três fotos de identificação (uma do licenciamento do carro, uma da carteira de habilitação e uma selfie com o documento).
Os passageiros serão convidados a verificar se a imagem do motorista bate com quem realizou a corrida. As medidas servem para aumentar a segurança do aplicativo que darão proteção adicional aos usuários.
A primeira mudança será percebida logo quando o motorista entrar na plataforma. No momento do cadastro, será solicitada ao condutor uma selfie segurando a carteira de habilitação.
Ele também precisa subir fotos da própria carta e do licenciamento do veículo. A segunda mudança será para os passageiros, que receberão uma mensagem antes da corrida, solicitando que confirmem se as informações no app estão de acordo com o motorista que está tendendo a chamada, e depois da corrida, para avaliação se a foto do condutor está atualizada e de acordo com a chamada.
As ferramentas já estão funcionando em diversas cidades do Brasil, e serão expandidas para todo o país nos próximos dias.
A 99 já faz uma análise de perfil dos motoristas e verifica o histórico público dos condutores, a partir de documentos como CPF, CNH e licenciamento.
O app possui ainda uma parceria com o Denatran, que permite acessar automaticamente informações sobre carro e motorista.