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Como funciona a grade com controle ativo do EcoSport

A grade com controle ativo tem a capacidade de mudar de configuração

Nem todos conhecem o que faz a grade do EcoSport
Nem todos conhecem o que faz a grade do EcoSport

A Ford introduziu no Novo EcoSport tecnologias que refinam o desempenho do utilitário esportivo e o motorista sente ao dirigir, mas nem todos conhecem por serem inéditas na categoria. A grade dianteira com controle ativo é uma delas.

Disponível em todas as versões da linha, esse recurso avançado melhora a eficiência aerodinâmica e aumenta a economia de combustível do veículo.

A grade com controle ativo tem a capacidade de mudar de configuração, abrindo ou fechando automaticamente suas aletas em função de três parâmetros: a velocidade do veículo, a temperatura da água de arrefecimento do motor e a temperatura da cabine. 

Essas variáveis são combinadas por meio de algoritmos, que comandam o movimento da grade por um sistema eletromecânico. 

Na partida, a grade permanece fechada para diminuir o tempo de aquecimento do motor. Quando o motor atinge a temperatura ideal, a passagem do ar é aberta para sua refrigeração. Em alta velocidade, a grade volta a se fechar para reduzir a turbulência de ar e o arrasto aerodinâmico.

“Tecnicamente, a grade com controle ativo faz com que o fluxo de ar em alta velocidade tenha um escoamento laminar, ou seja, suba e passe por cima da carroceria sem turbulência, diminuindo a resistência”, explica André Oliveira, chefe de Engenharia Veicular da Ford.

Esse recurso exclusivo equipa tanto as versões com motor 1.5 Flex, de 137 cv, como as 2.0, de 176 cv, e contribui para o Novo EcoSport ser o SUV compacto com a melhor aerodinâmica da categoria (coeficiente de 0,35 Cx).

Além de aumentar em cerca de 1% a economia de combustível, a grade com controle ativo melhora a eficiência do sistema de climatização.

A carroceria do Novo EcoSport teve o seu design refinado também em outros detalhes, como os retrovisores e antena, além da melhoria dos defletores de ar já existentes e do formato da nova frente, que foi bastante otimizada para reduzir a resistência à passagem do ar.

O projeto aerodinâmico envolveu 1 milhão de horas de fluidodinâmica computacional e 260 horas de desenvolvimento em túnel de vento.

Cargo

A Ford será a única fabricante de caminhões presente na Feira Waste Expo Brasil 2017, de 21 a 23 de novembro em São Paulo, com a exposição do modelo Cargo 1723 Kolector Torqshift equipado com coletor/compactador de resíduos e transmissão automatizada.

O evento é o principal do País voltado para o segmento de gestão de resíduos sólidos, reciclagem e tratamento de sucatas, que vem ganhando cada vez mais atenção por parte da administração pública, dos empresários e da população diante da crescente preocupação ambiental.

Destinado especialmente a serviços de coleta domiciliar e industrial, o Cargo Kolector Torqshift mostrado na feira é implementado com coletor de resíduos com capacidade de 19 m3 modelo Alpha, da marca Usimeca, parceira da Ford na exposição.

O veículo faz parte da linha de caminhões vocacionados da Ford, desenvolvidos para aplicações específicas a partir das necessidades e sugestões dos clientes, e pode operar também com coletores/compactadores de 14, 15 ou 21 m3.

Equipado com motor de 230 cv, o Cargo 1723 Kolector Torqshift tem peso bruto total de 23.000 kg com terceiro eixo instalado. Ele é fornecido de fábrica pronto para receber o implemento, o que garante maior eficiência e agilidade na instalação, e tem como diferencial a transmissão automatizada Torqshift de 10 marchas.

Além de oferecer um custo menor que as automáticas convencionais, ela conta com vários recursos que aumentam a produtividade da operação, combinando robustez, economia e segurança.

Seu piloto automático inteligente mantém a velocidade constante em subidas e descidas. A assistência de partida em rampa segura o caminhão por até 3 segundos em rampas com inclinação superior a 3%. Há também a função “Low” para descidas, indicador de marcha no painel e dois modos de direção: Performance e Economia.

“A transmissão Torqshift torna o caminhão mais fácil de dirigir, economiza combustível e também reduz o custo de manutenção, aumentando em até cinco vezes a durabilidade da embreagem”, explica Ricardo Paradeda, gerente de Vendas a Governo e Frotistas da Ford Caminhões. “Com todas essas vantagens, mais os planos de manutenção oferecidos pela Ford, o Cargo Kolector Torqshift traz um ganho considerável de rendimento para a frota.”