O número representa um aumento de mais de 70 % em relação ao mesmo período do ano anterior.
No sábado (22/7) cinco passageiros de voos internacionais foram presos tentando embarcar com drogas nas bagagens, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Policiais federais abordaram um casal, ele holandês e ela peruana, que se encontrava na fila de voo com destino a Joanesburgo, na África do Sul. Eles foram entrevistados e conduzidos ao aparelho de raio-x para verificação do conteúdo das bagagens.
Na mala da mulher, ocultos em um fundo falso, foram encontrados quase quatro quilos de cocaína. A mulher informou aos policiais que quem lhe emprestou a mala foi seu namorado. Ambos foram presos.
Em outra ação, uma angolana de 40 anos de idade foi presa por policiais federais que encontraram ocultos em um fundo falso de sua mala mais de dois quilos de cocaína. A mulher pretendia embarcar para Angola.
Já no check-in de voo com destino a Lisboa, em Portugal, um homem, nacional da Bolívia, foi preso tentando embarcar com quase três quilos de cocaína enrolados em suas pernas.
Servidores da Receita Federal acionaram os policiais após localizarem, com o auxílio de cães farejadores, seis latas suspeitas de conter drogas no interior das malas de um passageiro.
Os policiais federais localizaram o proprietário da mala, um homem, nacional de Guiné-Bissau, e o conduziram para acompanhar a realização de perícia no material.
Os exames periciais preliminares constataram que o conteúdo líquido encontrado nas latas era cocaína, cujo peso bruto somou mais de seis quilos. A droga tinha como destino a cidade de Casablanca, cidade do Marrocos.
Os presos foram conduzidos a presídios estaduais, onde permanecerão à disposição da Justiça e respondendo pelo crime de tráfico internacional de drogas.