Imóveis

Como limpar corretamente o piso laminado

Publicada pelo Acorda Cidade, site parceiro do Tribuna da Bahia

Foto: Reprodução pixabay.com

Um dos revestimentos mais utilizados em projetos residenciais, o piso laminado é conhecido pela praticidade na instalação, pela beleza e pela durabilidade, que pode chegar a quase duas décadas, dependendo de como ele é conservado e de qual é o fluxo de pessoas que utilizam o ambiente em que ele for instalado.

Sustentável, é composto por diversas camadas de materiais provenientes da madeira. Este tipo de piso é comercializado em peças chamas de réguas, que podem ser facilmente montadas por encaixe ou utilizando cola sem cheiro.

Ele também pode ser instalado sobre variados tipos de contrapiso, como cerâmica, concreto e pedras, desde que a base tenha variações de no máximo 3 mm.

Vantagens do piso laminado

Certamente a durabilidade , a resistência e a facilidade de limpeza e manutenção são as maiores vantagens do piso laminado. Bonito, ele proporciona um visual elegante e moderno aos ambientes, sem a necessidade de reformas de grande extensão - e grande sujeira, por consequência. Ele é ideal para ser instalado em áreas fechadas e sem umidade.

Limpeza do piso laminado

Utilize o aspirador de pó ou uma vassoura de cerdas macias para remover o excesso de poeira, lembrando sempre de passar no sentido das réguas de madeira, sem raspar ou esfregar. Depois, basta utilizar um pano úmido com sabão neutro, bem torcido, para retirar a sujeira.

Em caso de manchas mais resistentes, lance mão de uma mistura de álcool e detergente neutro, lembrando-se sempre de retirar todo o excesso com um pano torcido.

Verniz, graxa e outros resíduos do tipo podem ser tirados com a ajuda de um pano umedecido com pouquíssima quantidade de removedor, aplicando diretamente sobre a mancha. Aqui vale a mesma dica anterior: retire todo o excesso com pano úmido, quase seco.

Sempre que líquidos forem acidentalmente derramados sobre o piso, faça a limpeza da área o mais rapidamente possível, de forma a conservar a beleza do seu laminado.