Imóveis

Como deixar a cozinha mais colorida

O mercado já oferece uma série de revestimentos que podem colorir e embelezar a cozinha

Projeto da arquiteta Leila Dionizios
Projeto da arquiteta Leila Dionizios

A cozinha precisa ser um cômodo inspirador. O espaço é considerado o coração da casa e, muitas vezes, acaba com uma decoração simples e sem graça devido ao medo de ousar na hora de projetar o cômodo. Veja as dicas da arquiteta Leila Dionizios para deixar a cozinha da sua casa mais colorida:

-- O mercado já oferece uma série de revestimentos que podem colorir e embelezar a cozinha de forma rápida e prática. Ladrilhos, cerâmicas e pastilhas são algumas opções, mas também é possível encontrar até adesivos de parede para cozinha são super fáceis de instalar. "Amarelo, laranja e vermelho combinam bem com a cozinha e, segundo a psicologia das cores, despertam a fome", avisa Leila.

-- Outro item que pode mudar completamente a cara da cozinha é o mobiliário. Eles compõem grande parte da superfície de uma cozinha e podem ser feitos de inúmeras cores. O importante é ter armários suficientes e combiná-los bem com o revestimento, para que o espaço não fique muito escuro. "Armários de cozinha pretos com superfície reflexiva também são uma boa opção para quem gosta de cor no ambiente, pois ajudam a refletir a luz e tornar o espaço mais amplo visualmente", comenta a arquiteta.

-- Os eletrodomésticos coloridos são itens que também estão se tornando cada vez mais fáceis de serem encontrados. "Com cores bonitas e chamativas, os eletrodomésticos coloridos causam bastante impacto e podem se tornar o grande destaque da cozinha", conta Leila. "Outra opção mais popular é mandar adesivar a geladeira, por exemplo. É um toque muito interessante e que pode tornar a decoração mais exclusiva".

-- Os acessórios decorativos para área da cozinha podem dar toques de cores lindos no ambiente. Segundo Leila, "quadros, jarros com plantas e os próprios utensílios culinários podem ser incorporados ao ambiente de forma inusitada e criativa, criando um espaço aconchegante, alegre e cheio de personalidade" 

-- A arquiteta alerta ainda para os riscos do excesso. "Para deixar a cozinha mais colorida não é preciso escolher um monte de itens e pintar todas as paredes. Alguns toques de cor já são suficientes para deixá-la mais alegre. O importante é buscar um equilíbrio e escolher peças que sejam do gosto do morador", finaliza.