Os preços altos dos carros novos aliados à crise financeira têm feito os condutores optarem por veículos usados. Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), de janeiro a maio deste ano foram vendidas 1,87% a mais de unidades usadas e seminovas no Brasil.
Embora seja uma ótima forma de economizar, o comprador deve ficar atento a alguns detalhes para saber quando a compra vale a pena. Muitas vezes, nem o próprio vendedor conhece todas as condições técnicas do veículo, como a situação do motor. Confira o que avaliar:
Bateria
Antes de comprar o carro, verifique se a caixa da bateria não está estufada, se há algum vazamento nos polos ou se os rótulos estão queimados nas bordas. Se algo disso estiver acontecendo, talvez seja necessário trocar a bateria ou fazer uma manutenção elétrica especial.
Mesmo que a bateria tenha boa aparência, vale a pena dar três partidas seguidas no veículo, para verificar se há algum ruído estranho e comprovar a resposta do motor, da bateria e de outros recursos do carro.
Amortecedores/suspensão
Em uma análise visual, confira se os amortecedores não apresentam qualquer vazamento. Quando for realizar um test drive, perceba se o carro possui estabilidade nas curvas.
Os veículos que balançam demais podem estar com problemas nas molas e outros componentes, necessitando de revisão para garantir a segurança.
Pneus
Os pneus estão carecas? Essa é a primeira constatação a ser feita e também uma das mais importantes. Porém, é uma das mais fáceis de solucionar, bastando muitas vezes somente trocar os pneus.
Lembrando que, uma vez trocados, os pneus só precisam de novas trocas quando estiverem gastos ou apresentarem irregularidades, o que pode demorar bastante.
Freios
Observe também durante o trajeto-teste, se há algum ruído ao acionar os freios e se o pedal está pesado. Esses sinais indicam a necessidade de manutenção.
Com o veículo parado, observe se o freio de mão está numa posição muito alta. Isso pode prejudicar a sua dirigibilidade e se as luzes de alerta se acendem no painel.
Balanceamento e alinhamento
Para saber como está o balanceamento e o alinhamento do carro, a dica é perceber durante a direção, se o carro apresenta alguma vibração estranha e se o volante está torto ou estranho. Muitas vezes, esse reparo é simples e pode ser feito no próprio dia.
Óleo
Para que o carro esteja em dia com o óleo, é necessário ter a etiqueta da validade de troca no vidro. Caso o prazo esteja dentro do permitido, ainda é importante verificar o nível do líquido no reservatório, por meio de instrumento próprio para isso.
Ventilação
Acione o sistema de ventilação para verificar se tudo está ok. Caso haja falha, você terá que fazer a manutenção completa desse recurso. Quando o sistema gela pouco, apenas a troca de filtros pode ser necessária.
Se for fazer isso, aproveite para solicitar uma higienização, para garantir bom cheiro no carro e evitar o acúmulo de micro-organismos que causam alergias.