DESATIVADO / Entretenimento

Filme Metanoia traz mensagem de esperança retrata luta contra o crack

Filme estreia dia 14 de maio e conta com Caíque Oliveira, Caio Blat, Lucas Hornos, Thogun Teixeira, Sílvio Guindane

Foto: Reprodução/Youtube

Droga de baixo custo, capaz de agir com rapidez e intensidade, a epidemia do crack tem assustado o Brasil. Convencidos da importância de espalhar esperança à famílias atingidas direta ou indiretamente pela devastadora doença do crack, Caio Blat e  Einat Fabel aceitaram se juntar ao elenco de Metanoia.

Co-produção da Companhia de Artes Nissi e 4U Films,  o filme estreia em 14 de maio nos cinemas brasileiros para contar a história de Eduardo (Caíque Oliveira) usuário de crack e a luta de sua mãe Solange (Einat Falbel) contra o vício do filho.

Segundo seus realizadores, Metanoia tem como premissa ser condutor de uma mensagem de fé, esperança e amor. Para tirar o roteiro do papel e levá-lo às telonas, os produtores venderam DVD's de espetáculos teatrais e até mesmo trufas de chocolate. Além de alertar sobre o problema de saúde pública que afeta o país, a importância do longa vai além das de suas cenas. Parte da renda arrecada?da? com sua ?exibição será destinada à construção de uma clínica de tratamento de dependentes químicos.

Intérprete do grande vilão da novela Império (TV Globo), de Agnaldo Silva, o ator Caio Blat em Metanoia é Jeff, um jovem de classe média alta de São Paulo. Blat, que acumula participação em mais de 20 filmes nacionais, topou o desafio de entrar de cabeça no projeto. "Meu personagem é um cara rico, influente e popular.

Um cara que poderia ser um exemplo de coisas positivas e acaba sendo uma roubada", explica Blat que considera importante o objetivo do longa em promover uma discussão e reflexão a respeito do universo do crack. 

De acordo com pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), publicada em 2014, no Brasil há 370 mil usuários regulares dependentes do crack. No entanto, alguns estudiosos calculam que este número seja até três vezes maior. "Eu fiquei muito impressionado quando recebi o roteiro. É uma situação de desespero, de impotência vivida por muitas famílias. Isso me tocou muito. Achei importante participar do filme pra falar sobre isso, sobre essas pessoas que chegam ao fundo do poço e que precisam de ajuda. Entrei para o filme especificamente por acreditar que ele traz uma mensagem importante, uma tentativa de esclarecimento, um alerta", completa.

Veterano nos palcos de teatro, o ator Caíque Oliveira que estreia no cinema afirma que contou com a generosidade do elenco, já acostumado a atuar em produções cinematográficas.

Oliveira, que assina o roteiro com o diretor do longa Miguel Nagle, explica ainda ter ficado apreensivo ao convidar Blat para participar do longa. "Ficamos ansiosos para saber se aceitaria o papel, mas ele (Blat) não só topou, como tem apoiado até hoje a causa, o objetivo", diz?.

A atriz Einat Falbel que protagoniza o prestigiado espetáculo de teatro Bichado?, em Metanoia é Solange, mãe de Eduardo. É ela que vive a desesperada luta contra o vício que tenta consumir seu filho. "Solange é o retrato de muitas mães brasileiras, mães que levam uma vida simples, suada, que quer fazer o correto, dar o que precisa ao filho para que tenham uma vida com valores e honestidade. E essa mãe luta, não desiste do filho, acredita e é a mãe uma espécie de fresta de luz", comenta Einat que esteve na Cracolândia, em São Paulo, para gravar sua primeira cena do filme.

"Aquilo é tão infernal, e parece que quanto mais perto da sombra, menos se acredita na vida. Mas o amor de mãe é incomensurável, capaz de mover mundos com sua força. E o objetivo do filme é ajudar essas pessoas, mães, filhos, e esperamos que realmente chame a atenção da sociedade para que olhemos para esses seres ditos invisíveis", completa.


Metanoia conta ainda com Lucas Hornos, que se tornou conhecido como o Caquinho da série Sai de Baixo, exibida pela TV Globo, além do programa infanto-juvenil Disney Cruj (SBT) e a série 9mm (Fox). O rapper e ator Thogun Teixeira que tem participações em mais de 30 filmes, como Tropa de Elite 2: Agora o Inimigo é Outro (2010). Sílvio Guindane, que vive Cadu no longa, estreou no cinema em Como Nascem os Anjos (1996), atuação que lhe rendeu o Kikito no festival de Gramado e um Candango no festival de Brasília.

Além ?da atriz Solange Couto, ?que soma também diversos trabalhos em emissoras de TV, como a Globo e a Rede Record, onde recentemente esteve no elenco da novela Pecado Mortal (2013). Solange que em Metanoia é Clara, mãe de Cadu, ? têm também trabalhos no cinema e teatro.

O filme

Metanoia teve como set de filmagem um dos mais conhecidos pontos de encontro de usuários de crack de São Paulo, a região localizada no centro da Capital paulista, batizada como "Cracolândia".

As gravações ocorreram entre novembro de 2012 e abril de 2013, na Rua Helvétia, no Centro de São Paulo, Jardim Ângela, Zona Sul, e Ibiúna, Interior paulista.

Protagonizado por Caíque Oliveira, Eduardo é um jovem da periferia paulista que ao se envolver com as drogas se torna dependente químico. É a história de um filho perdido no submundo do crack e as desesperadas tentativas de sua mãe para salvá-lo.