Dicas

5 dicas para fotografar a lua

Há técnicas especiais para conseguir tirar aquela foto

Foto: Pinterest

Em certas noites, quando olhamos para o céu, somos presenteados com uma belíssima Lua. Nesses dias, as redes sociais são inundadas de fotos do céu - mas nem todas conseguem captar a beleza do momento, pois é necessário ter o domínio de algumas técnicas antes de fazer o clique. Confira algumas dicas importantes para conseguir bons retratos da Lua:

Lente objetiva
Para captar com nitidez um objeto que está longe, como é obviamente o caso da Lua, a melhor alternativa é usar uma lente teleobjetiva, para que haja o menor ângulo de visão. Algumas boas opções são as lentes 75-300mm e a 70-200mm, sendo que a última é bem mais para que a primeira.

Spot Metering
O Spot metering é um importante recurso da câmera que ajuda enxergar apenas a luz do objeto focado, portanto a luminosidade da Lua. Ele equilibra assim o diafragma e os outros componentes.

Foco automático
Uma maneira prática de tirar fotos da Lua é deixar o foco no modo automático, com todos os pontos de foco selecionados. O automático procura a região onde mais tem luz e, por isso, encontrará a Lua.

Tripé
Ao utilizar uma lente teleobjetiva, é necessário usar também um tripé, pois caso contrário qualquer pequeno movimento irá desestabilizar a imagem, causando borrões. Alguns bons modelos podem ser encontrados aqui.

Momento certo
Se quiser captar a Lua e os prédios em volta ou ter uma imagem clara, o ideal é fotografar no final da tarde, por volta das 17h. Porém, quem quer tirar uma foto da autêntica Lua, aquela que ilumina o céu escuro, deverá esperar até às 21h.