Imóveis

Ajude as plantas a sobreviverem durante as suas férias fora de casa

Elencamos 10 dicas de especialistas para que seu jardim sofra o mínimo possível na sua ausência

Foto: Thinkstock
Há a opção de levá-las a um hotelzinho (sim, isso existe), geralmente instalado em estufas, garden centers ou floriculturas

Viajar é uma delícia. Mas deixar a casa fechada e sem manutenção por mais de uma semana pode resultar em plantas desidratadas e com falta de iluminação.

Para garantir que o jardim não sofra até a sua volta, listamos algumas providências e soluções que podem ajudar a manter as plantas saudáveis nesse período. Veja abaixo:

1- Misture à terra um pouco de matéria orgânica, como húmus ou esterco para reter a umidade com eficácia por mais tempo.

2- Proteja a camada de terra que fica em contato com o ar com cascas de pínus, fibra de coco ou algum tipo de musgo. Isso evita a perda de água.

3- Instalar um gotejador no vaso é uma boa maneira de garantir a irrigação durante sua ausência. Você pode usar uma garrafa PET para isso. 

4- Sistemas de automação também permitem controlar as regas à distância, em horários programados, ou mesmo pelo celular. 

5- Outra opção para ajudar na hidratação é colocar sobre a terra um gel capaz de reter a água e liberá-la aos poucos. 

6- Colocar mais água do que a planta precisa na tentativa de compensar os dias que ela não receberá água é um dos maiores erros.

7- Mantenha as plantas unidas em um local bem iluminado e arejado

8- Outra saída é deixá-las na varanda onde ficarão expostas ao sereno e a eventuais chuvas. 

9- Mas o melhor mesmo é encontrar alguém para cuidar delas, seja um amigo ou o zelador do prédio. Neste caso, incorpore-as ao jardim do condomínio.

10- Há ainda a opção de levá-las a um hotelzinho (sim, isso existe), geralmente instalado em estufas, garden centers ou floriculturas.