A cantora Daniela Mercury dará as boas-vindas ao ano novo com muita música nesta quinta-feira, a partir 17h, na Praça Cairu, Comércio.
O famoso Por do Som terá muitas novidades e participações especiais de Sarajane, Márcia Freire, Márcia Short, Margareth e Claudia Leitte nesta edição, como conta a artista em conversa com a Tribuna Bahia.
Tribuna da Bahia: O Pôr do Som é um projeto criado por você. Como é dar as boas vindas ao ano novo aos soteropolitanos com muita música?
Daniela Mercury: O Por do Som é um projeto que eu busco trazer a diversidade da música brasileira e prestigiar todas as vertentes da música baiana. Existe há 16 anos e é, com certeza, um dos shows que eu mais gosto de fazer no ano. Gosto tanto porque estou em minha cidade, com meu povo, fazendo um show aberto para milhares de pessoas. Virou tradição, preceito de ano novo!!!
TB: A festa terá participações especiais?
DM: Sim. Sempre tenho convidados. Esse ano farei uma homenagem às vozes femininas do axé trazendo as cantoras que projetaram o gênero para o Brasil e para o mundo. Já me confirmaram Sarajane, Márcia Freire, Márcia Short, Margareth e Claudia Leitte, mas podemos ter outras surpresas.
TB: E o repertório já está definido?
DM: Já. São músicas emblemáticas dentro da carreira de cada uma. Canções que consagraram o gênero no Brasil como Crença e Fé, Rebentão, Faraó, Extravasa, Roda, etc.
TB: A música brasileira tem sofrido muitas transformações nos últimos anos, mas a sua identidade musical sempre foi própria. Não quis acompanhar esta mudança?
DM: Eu fiz as minhas próprias mudanças. Eu quis autonomia até nisso e as influências são muitas para determinarmos o que é tendência. Não sou mulher de seguir moda!
TB: Então como você vê o atual momento da Música Brasileira?
DM: Eu vejo o samba presente. Vejo a bossa nova presente. Vejo o rock dos anos 80 presente. Vejo o dito sertanejo universitário como gênero que segue o axé, se inspira no axé porque mistura todas essas influências e faz música para dançar, shows para multidões. Vejo renovação em todos os gêneros da Música Popular Brasileira, que vai muito bem, obrigada!
TB: Pelo menos aqui na Bahia, você têm feito poucos shows. Por quê?
DM: Em 2014 fiz em Salvador o Por do Som, o Camarote da Rainha, o Centenário de Caymmi, Daniela e Margareth e Crocodilo na Parada. Se somar público dá mais de 1 milhão de pessoas, sem contar os 4 dias de carnaval. Queria até fazer mais porque adoro cantar na Bahia, mas aí não sobra tempo para o resto do Brasil e para os shows que faço na Europa (e em 2014 foram muitos.)!!!
TB: Este ano o Ilê Aiyê comemorou 40 anos com a gravação de um DVD que teve a sua participação. Qual a relação com o Ilê?
DM: Eu sou da família do ilê. Eu faço parte do Curuzu, da Senzala. É a minha cultura, é a minha influência. A minha carreira está misturada com a história do ilê. Cantei com eles a primeira vez em 1989, ainda na Companhia Clic. Participar do DVD é consequência disso.
TB: Você foi jurada do The Voice Kids, em Portugal. Pode nos falar sobre essa experiência?
DM: Foi incrível. Trabalhar com as crianças foi encantador e desafiador. Já estou com saudade dos meus meninos.
TB: E sua relação com o público Português? Pensa em fixar residência por lá?
DM: Tenho cidadania portuguesa. Faz 17 anos que tenho carreira em Portugal e adoro ficar por lá durante uma temporada. Talvez um dia seja possível dividir o ano entre Salvador e Lisboa. Por enquanto, moramos no avião (risos).
TB: Tem algum projeto novo para 2015? Pode nos adiantar alguma coisa?
DM: Vou lançar meu novo trabalho, o disco que vai ter, entre outras músicas, A Rainha do Axé, que é a minha música do verão e que é pós feminista. Risos. Uma homenagem a vários ícones femininos, incluindo minha mãe e minha mulher. É divertida. Adorei fazer e adorei ver os amigos e fãs cantando nas redes sociais.
TB: E seu Carnaval em Salvador como será?
DM: Vou homenagear os 50 anos da Jovem Guarda e os 30 anos do Axé.
TB: Quando você não está trabalhando, o que gosta de fazer?
DM: Gosto de namorar, passear, ir à praia, ir ao cinema, bater papo com os amigos, curtir as crianças, curtir a família, gosto de viver!!!