O título da montagem, que estreia nesta sexta no Espaço Cultural da Barroquinha, é uma referência a foto polêmica da filósofa francesa Simone de Beauvoir nua, de costas, tirada pelo aclamado fotógrafo Art Shay, em Chicago.
Com referência na foto polêmica da filósofa francesa Simone de Beauvoir nua, de costas, tirada pelo aclamado fotógrafo Art Shay, em Chicago, o grupo Teatro Base, apresenta o espetáculo A Bunda de Simone nesta sexta-feira, às 20h, no Espaço Cultural da Barroquinha. A peça permanece em cartaz até o dia 26/10, sempre às sextas-feiras e sábados, às 20h e aos domingos, às 19h. Ingressos: R$ 10 e R$ 20. Mais informações: (71) 3322-2646.
Dirigida por Diego Pinheiro, a obra propõe um fórum de discussão, a partir de uma experiência estética sobre o corpo e sua autonomia na sociedade contemporânea.
“A estrutura collage da obra busca dar vazão a subjetividades e identidades que extravasam o corpo a partir dos elementos da dança, teatro e performance, tendo inspirações nos escritos de Beauvoir e em outros estudos sobre o corpo, o corpo feminino, o desejo, a mídia e a grande mídia, e cultura pop – além das próprias histórias das atrizes-performers”, explica o diretor.
De acordo com ele, “em tempos nítidos de legislações sobre as subjetividades, A Bunda de Simone é sobre corpos em processo de lavagem moral, ética e estética”. A peça artisticamente o direito da mulher ao próprio corpo - com os olhos atentos ao fato de que o ideal feminista apresenta uma zona de encontro polifônica onde mulheres, homens, transexuais, homossexuais, bissexuais e outras sexualidades buscam ferramentas potentes e possíveis contra o padrão patriarcal dominante.
O objetivo da peça que tem no elenco Brisa Morena, Diego Alcântara, Laís Machado e Lara Duarte é apresentar a tentativa de libertação dos padrões citados, expondo a partir dessa tentativa as contradições caracterizadas no embate contra uma cultura de escala global. “Por isso, inclui como metáfora as etapas de uma máquina de lavar: Propondo Lavagem, Molho, Centrifugação e Estendimentos em varais urbanos. Provocando discussões sobre o que pode resultar de tudo isso”, observa Pinheiro.
A montagem foi realizada em parceria com a Giro Produções Culturais e o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia através do Edital Setorial de Teatro 2012. O trabalho foi iniciado pelo Teatro Base no primeiro semestre de 2014, tendo como ponto de partida a primeira edição do projeto Delirium Ambulatorium, em Salvador (BA), entre 27 e 31 de maio, no Lálá Multiespaço. Na primeira edição, participaram grupos, núcleos, atores, dançarinos e performers atuantes no Estado da Bahia, com o intuito de promover uma minirresidência artística e interdisciplinar visando o intercâmbio entre os participantes e representantes de instituições que lutam pelo direito da mulher.
Paralelamente à temporada, será realizado o workshop (gratuito) intitulado “Enxágue”, ministrado pelas atrizes-performers do Teatro Base, Brisa Morena, Laís Machado e Lara Duarte, com o intuito de compartilhar os procedimentos usados para a construção da obra. O workshop terá duração total de 12 (doze) horas, divididas as em três dias.
A foto da escritora e filósofa feminista de costas, nua, arrumando o cabelo no espelho, logo após sair da banheira (porém com tratamento digital), causou polêmica em Paris durante comemorações pelos 100 anos do nascimento de Simone de Beauvoir (1908-1986), provocando diversas discussões e artigos sobre o assunto.
O estopim foi a primeira edição de 2008 da revista francesa “Le Nouvel Observateur”, um tradicional semanário de esquerda que estampou em sua capa a imagem que alguns celebraram e muitos condenaram, com a seguinte manchete : “A escandalosa”. O autor do clique é o renomado fotógrafo e escritor norte-americano Art Shay.