DESATIVADO / Entretenimento

Seis artistas foram premiados no Salão de Artes Visuais da Bahia em Camaçari

Obras foram contempladas entre as 24 expostas na Cidade do Saber

Foto: Pablo Cordier
Edu O. com performance ?Ah, se eu fosse Marilyn!?

Na última sexta-feira, 22 de agosto, na Cidade do Saber, em Camaçari, foi aberta a primeira exposição dos Salões de Artes Visuais da Bahia 2014, projeto promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB, entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado - SecultBA.

A cerimônia de abertura contou com a presença de cerca de 100 pessoas, incluindo o secretário estadual de Cultura, Albino Rubim; a diretora da FUNCEB, Nehle Franke; e a coordenadora de Artes Visuais da FUNCEB, Elaine Pinho.

A mostra reúne 24 obras de diferentes artistas, selecionados através de edital público dentre 369 inscritos, e recebe visitação até 5 de outubro, das 9 às 12 e das 14 às 21 horas, com entrada franca.

André Lima - Sobrevieventes/ Foto: Pablo Cordier 

Um júri especializado, formado pelos artistas visuais baianos Andrea May e Ricardo Guimarães, juntamente com o paulista José Mariano Klautau, escolheu três trabalhos para receberem, cada um, os prêmios de R$ 7 mil oferecidos pela FUNCEB: Edu O., de Salvador, com a performance “Ah, se eu fosse Marilyn!”; Deisiane Barbosa, de Cachoeira, com a intervenção urbana “Cartões-Postais à Tereza/Caixas de Entrada”; e Leandro Estevam, também da capital, com a instalação “Ensaiando O Sol”.

Outros três artistas receberam menções especiais: André Lima, com a instalação “Sobrevieventes”; Cenildo Silva, com a escultura “Sustentáculos”; e Tiago Sant’ana, com a performance “Doce X, Bala para Cosme e Damião”. No encerramento do Salão, será conhecido ainda o Prêmio do Público, concedido através do voto dos visitantes.

Cenildo de Jesus Silva - Sustentáculos/ Foto:  PabloCordier
 
Além de Camaçari, os Salões de Artes Visuais da Bahia 2014 chegarão a Paulo Afonso, no norte da Bahia, onde outros 24 trabalhos serão apresentados no Centro de Cultura Raso do Catarina, a partir de setembro.

Desde 2012, o projeto vem ocupando espaços culturais não-vinculados ao governo estadual, findando a restrição de sua circulação apenas em municípios que possuem centros geridos pela SecultBA.

Neste ano, as duas cidades têm então a possibilidade de participação no projeto de forma inédita por conta desta abertura.
 
Novas vias de difusão das Artes Visuais

Fortalecendo a divulgação dos trabalhos destacados, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) abrigará uma edição especial dos Salões, prevista para dezembro de 2014, com as obras premiadas e as menções especiais dos anos de 2013 e de 2014, numa parceria entre a FUNCEB e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - IPAC. Para completar, todas as obras selecionadas nestes dois anos vão estar nas páginas do Catálogo dos Salões de Artes Visuais da Bahia, publicação bianual de registro e divulgação.

Deisiane-Barbosa - Cartões Postais à Tereza/ Foto:Pablo Cordier

Também pela primeira vez, o Catálogo, que tem três edições já lançadas (2007/2008, 2009/2010 e 2011/2012 – além de versões impressas, disponíveis para download no site da FUNCEB), vai apresentar não apenas as obras premiadas, mas todo o conjunto de obras expostas, ampliando sua perspectiva de difusão do cenário das artes visuais baianas, com novas estratégias de distribuição local e nacional.
 
ARTISTAS E OBRAS PARTICIPANTES DOS SALÕES DE ARTES VISUAIS DE CAMAÇARI:

Alex Moreira, “LEI 12.365” (design gráfico); Aline Brune, “Eu Vênus Aqui” (videoarte); Anderson Santos, “O Sorriso” (óleo sobre tela); André Lima, “Sobreviventes” (instalação); Artur Rios, “Escoamento IV” (pintura); Augus, “Ossos do Ofício” (fotografia); Beatriz Franco, “Tudo Escapou” (fotografia); Cenildo Silva, “Sustentáculos” (escultura); Deisiane Barbosa, “Cartões-Postais à Tereza/Caixas de Entrada” (intervenção urbana); Edu O., “Ah, se eu fosse Marilyn!” (performance); Hirosuke Kitamura, “Metamorfose” (fotografia); João Oliveira, “Das Delícias 1. O Devaneio Excessivo É O Hábito” (gravura); Kelvin Marinho, “(a)temporal” (fotografia); Laís Guedes, “Em terra” (performance); Leandro Estevam, “Ensaiando O Sol” (instalação); Marco Antonio, “Esse Jogo Não É 1x1” (instalação); Mayra Lins, “As coisas que existem, elas teimam em querer ser vistas” (instalação); Olímpio Pinheiro, “Os Infames caem” (pintura); Pablo Cordier, “Desse limite infinitesimal no qual alguma coisa acontece” (fotografia); Pablo Lucena, “Sweet Blue Dream / O reverso e o verso” (fotografia); Paula Ângela, “Memórias do Açucar” (instalação); Paulo Coqueiro, “Ruído” (fotografia); Tiago Lima, “Avenida Sete” (fotografia); Tiago Sant'Ana, “Doce X, Bala para Cosme e Damião” (performance).

Anote 

Salões de Artes Visuais da Bahia 2014 – Etapa Camaçari
Visitação: Até 5 de outubro*, das 9 às 12 e das 14 às 21 horas
*Aos sábados e domingos, a visitação é aberta apenas quando houver espetáculo no local
Local: Cidade do Saber (Rua do Telégrafo, s/n, Centro)
Entrada gratuita 
Contato: (71) 3324-8519 / saloes.artesvisuais@funceb.ba.gov.br