A Embasa promoverá, nessa terça-feira (5 de agosto), serviços na captação de água de Pedra do Cavalo, em estações de tratamento, reservatórios e em diversos pontos da rede distribuidora. Com isso, o fornecimento de água será interrompido, a partir das 3 horas da manhã, em Salvador e outros municípios.
Além da capital baiana ficarão sem água:
-- Amélia Rodrigues
-- Candeias
-- Conceição do Jacuípe
-- Coração de Maria
-- Lauro de Freitas
-- Madre de Deus
-- Santo Amaro
-- São Francisco do Conde
-- São Sebastião do Passé (Maracangalha)
-- Saubara
-- Simões Filho
-- Terra Nova
“São serviços muito importantes, que precisam ser realizados com o sistema parado, sem fluxo de água. Este conjunto de ações foi planejado e tem caráter preventivo, visando evitar paradas emergenciais futuras. Será um esforço concentrado, com a execução simultânea de manutenções e serviços de melhoria que vão garantir maior confiabilidade e segurança hídrica para os sistemas”, ressalta Joana Rolemberg, diretora de Operações da Embasa na RMS.
A previsão é que a operação seja concluída na noite do mesmo dia (5), quando o abastecimento de água começará a ser regularizado na área afetada.
O retorno ocorre de forma gradual, pois é preciso reiniciar a captação, tratamento e distribuição de água, com pressão suficiente para alcançar os pontos mais altos e distantes da rede.
Alguns imóveis podem ter o fornecimento normalizado em até 48 horas após a retomada.
Além de intervenções na captação da barragem de Pedra do Cavalo, as frentes de trabalho estarão trabalhando em serviços como: ligação de uma derivação da adutora principal até o reservatório da Gomeia, em São Caetano; melhorias nos equipamentos de bombeamento que captam água em Pedra do Cavalo e Joanes 2; e substituição de equipamentos como válvulas e registros na estação de tratamento de água em Candeias (ETA Principal), além de revisão das instalações elétricas em equipamentos e limpeza e revisão geral das estruturas.