Os jogadores do sistema defensivo da seleção brasileira têm seu lugar no time titular garantidos. Na lateral direita não é diferente. Depois de ser reserva de Maicon na Copa do Mundo de 2010, Daniel Alves é um dos homens de confiança do técnico Luiz Felipe Scolari e dono da posição no time que vai em busca do hexacampeonato.
Aos 31 anos de idade, o atleta já foi escolhido como o melhor lateral direito do mundo pela Fifa em quatro oportunidades: 2009, 2011, 2012 e 2013. Já pela Uefa, os prêmios na eleição de melhor da sua posição vieram em 2007, 2009, 2011 e 2012.
Baiano de nascimento, Daniel Alves começou sua carreira nas categorias de base do Juazeiro, sendo contratado posteriormente pelo Bahia. Ainda muito jovem, em 2002, com apenas 19 anos de idade, o lateral acertou com o Sevilla e iniciou sua trajetória de sucesso na Espanha.
Depois de seis boas temporadas, onde conquistou uma Copa do Rei, uma Supercopa da Espanha, duas Copas da Uefa (atual Liga Europa) e uma Supercopa da Europa, estava no momento de dar voos mais altos no futebol europeu. Em 2008, o Barcelona não poupou esforços e desembolsou mais de 35 milhões de euros ao Sevilla para ter Dani Alves em seu elenco.
De lá para cá, o lataral direito ganhou tudo que pôde com a camisa do time catalão. Foram quatro Campeonatos Espanhóis, duas Copas do Rei, quatro Supercopas da Espanha, duas Liga dos Campeões e dois Mundiais de Clubes. A temporada que terminou recentemente, porém, não foi das melhores para Daniel Alves. O atleta caiu de rendimento junto com o Barcelona, não conquistou nenhum título e tem sua saída do clube especulada.
A passagem de Daniel Alves na seleção brasileira começou ainda nos times de base. Em 2003, o lateral se destacou no título mundial sub 20 e foi eleito o terceiro melhor jogador da competição. Sua estreia no time principal aconteceu em outubro de 2006, logo após o fracasso do país na Copa do Mundo da Alemanha. O Brasil precisava passar por um processo de renovação e Dani Alves foi um dos ícones daquela nova geração.
O lateral direito esteve presente nas conquistas da Copa América de 2007 e das Copas das Confederações de 2009 e 2013, além de participar da campanha na Copa de 2010, na África do Sul. Daniel Alves era reserva há quatro anos, mas agora é titular absoluto de Felipão