Imóveis

Austríaco desenvolve porta do futuro

Klemens Torggler usa a sobreposição de peças e um sistema de rotação para dispensar trilhos e dobradiças

Esqueça o tradicional modelo de porta formado por painéis com dobradiças. A novidade do artista austríaco Klemens Torggler é o uso de sistemas de rotação para realizar o fechamento das portas.

Os mecanismos trazem uma estética futurista à linha “Evolution Door” e dispensam trilhos e dobradiças, compartimentando a porta em segmentos flexíveis. A abertura e o fechamento acontecem de modo delicado e quase mágico, confira o vídeo:

O modelo acima tem como base um quadrado e suas peças se transformam em triângulos (graças às dobradiças presentes no meio dos painéis).

O grande truque é a sobreposição das peças - feita com a ajuda de pivôs nas partes superior e inferior da parede. A "Evolution Door" é ainda um protótipo, mas o austríaco já tem em seu portifólio outros modelos - como o de hastes móveis - que também usam a rotação para mudar a estética das portas. 

Assista um vídeo em que Torggler usa o sistema de hastes na movimentação:
 

-- Veja no iG