Paredes texturizadas acumulam mais pó que as lisas, mas, por serem feitas com massa acrílica, material impermeável, costumam ser resistentes à água.
Para remover manchas, a solução é utilizar uma escovinha com sabão de coco ou detergente, e secar com um pano. No dia a dia, basta usar uma vassoura de pelo macio.
Veja também:
-- Paredes sempre limpas - Parte 1
Pastilhas
As pastilhas disponíveis para revestimento são laváveis e duram bastante. Na limpeza diária, detergente comum passado com a parte mais grossa da esponja é uma boa alternativa.
Como os rejuntes acumulam muito pó e mofo, o ideal é lavá-los pelo menos uma vez por semana. Caso haja resto de rejunte da obra, procure por um detergente ácido específico para esse fim, que deve ser aplicado com uma luva. O produto também é indicado para mosaico português, ardósia e pedra Goiás.
Papéis de parede
Existem modelos laváveis e não laváveis. Antes de começar a faxina, é importante identificar o seu caso.
Nos laváveis é possível limpar pequenas manchas com um pano umedecido com limpador multiuso. Mas se a mancha for muito grande, recomenda-se a troca do papel.
Tijolo aparente e concreto
Os tijolos são materiais laváveis e o concreto, quando impermeabilizados por especialistas com hidrofugantes, podem ser limpos com bucha e detergente neutro.
-- Veja no iG