Há exatos dez anos, Amanda Bynes deixava o programa no canal Nickelodeon que a alçou ao estrelato, ainda na infância, entrando para o hall dos artistas adolescentes mais poderosos do show biz com o longa “ Tudo o que uma Garota Quer ”. Mas, de lá para cá, a atriz de rosto angelical, antes destinada ao sucesso, acabou se isolando de Hollywood e, atualmente, aos 27 anos, tem se comportado como uma garota-problema, no melhor estilo “ Lindsay Lohan ” de ser: já foi presa por dirigir alcoolizada, por posse de maconha, brigou com pelo menos uma dezena de famosos nas redes sociais, sem contar sua nova aparência, quase irreconhecível.
Nascida em Thousand Oaks , na Califórnia , Amanda começou a atuar aos 7 anos. Aos 13, já tinha o seu próprio programa na Nickelodeon, o “ The Amanda Show ”. Na atração, ela começou a mostrar seu timing para o humor e as caras e bocas que marcariam os seus personagens.
Quando completou 16 anos, a artista decidiu apostar em um público mais adolescente, deixando o canal infanto-juvenil para estrelar a série “ Coisas que Eu Odeio em Você ” e fazer filmes teen como “ Ela é o Cara ”.
Tendo crescido sob os holofotes, a artista conseguia manter a sua vida pessoal longe dos sites de fofoca e não comentava muito seus relacionamentos amorosos. Ela costumava, ainda, falar em entrevistas que não gostava de beber e nem de ir para a balada. “Eu gosto de estar com a minha família, não preciso ir a festas, clubes e boates”, contou ao “ Access Hollywood ”.
No entanto, o primeiro alarme soou em 2005, quando a atriz apareceu bastante magra no papel principal de “ S.O.S. do Amor ”, aos 19. Amanda chegou a desmentir que estivesse sofrendo algum tipo de distúrbio alimentar, mas no começo deste ano, admitiu pelo Twitter, que teve problemas com o próprio corpo. “Passei por um tempo difícil tentando ficar magra”, escreveu a artista na rede social.
Em 2006, Amanda foi eleita uma das 25 artistas mais sexy do mundo pela revista “ People ” e ficou em quinto lugar no ranking da “ Forbes ” entre os atores mais bem pagos de Hollywood antes dos 21. Na mesma época, estrelou “ Ela e os Caras ” e o aclamado “ Hairspray - Em Busca da Fama ”, ao lado de Zac Efron e John Travolta.
Pouco antes de lançar “ A Mentira ”, ao lado de Emma Stone , no entanto, Amanda anunciou, em 2010, que iria se aposentar. Chegou a voltar atrás na decisão de largar a carreira, mas, desde então, não participou de mais nenhuma produção.
Após dois anos longe dos holofotes, Amanda voltou a ser assunto nas revistas de fofoca em abril do ano passado, quando foi presa por bater em uma viatura e, alcoolizada, fugir do local do crime. Este foi o primeiro caso de uma série que, desde 2012, tem feito fãs da atriz se perguntarem: o que aconteceu enquanto ela se mantinha isolada em seu apartamento em Nova York?
No começo deste ano, Amanda começou a circular por Manhattan com os longos cabelos descoloridos quase sempre embaraçados e o rosto com sinais exagerados de procedimentos estéticos.
“Ela disse que não queria mais viver”
A volta repentina para os holofotes parece ter intensificado o surto pelo qual a artista está passando e o lugar em que mais demonstra isto é no Twitter . A atriz constantemente posta fotos fazendo topless, ofende outros artistas, como Miley Cyrus e Jay-Z , e publica mensagens sem sentido.
De acordo com o jornal “ Daily Mail", o comportamento bizarro fez com que o agente dela, Jonathan Jaxson , chamasse a polícia no fim de maio, quando a artista foi presa ao ser pega fumando maconha no saguão do prédio em que mora. Nesse dia, além de arremessar um "bong" (aparelho utilizado para fumar ervas) pela janela, ela foi obrigada a passar por uma avaliação psicológica no hospital.
“Amanda me ligou e tivemos uma conversa privada, mas estava claro para mim que ela estava sob o efeito de drogas”, disse o representante ao “Radar Online”. “Ela disse que não queria mais viver. Eu pensei: ‘Tenho que fazer alguma coisa para salvá-la.’”
Em matéria publicada pela revista “People” no dia 17, uma fonte próxima à família Bynes aponta que seus pais Rick , um dentista aposentado, e Lynn , gerente de escritório, vivem preocupados com a filha e já inclusive cogitaram interná-la. “Amanda foi de perfeitamente normal para superparanóica e errática. Todo mundo estava preocupado se ela sairia dos trilhos e gostaria que ela procurasse ajuda”, disse a pessoa.
Mas, segundo a própria Amanda, ela tem agido assim por uma razão: auto-promoção. “Amanda Bynes disse que tem atuado este tempo todo para conseguir atenção enquanto se prepara para o seu próximo filme”, escreveu Jaxson em seu Twitter neste mês, junto com imagens mostrando uma série de mensagens trocadas com a artista. “Isto tem sido um ato, você sabe disso”, ela teria escrito. “Eu sou uma atriz e sei o que estou fazendo.”
Brincadeira ou não, Amanda ainda não falou sobre uma possível volta às telas de cinema, mas disse que planeja lançar um álbum de rap, produzido pelo rapper Waka Flocka . De acordo com o site “ TMZ ”, o artista disse que “Bynes tem tudo para ser uma rapper.”
Enquanto o CD não sai, Amanda deixou, neste fim de semana, um recado em seu Twitter para a imprensa: “Obrigada por escrever um artigo para cada tuíte meu. Vocês me fazem mais famosa!”