Valdemir Santana

Coluna do dia 21/01/2013

Beleza baiana agita a corte em João Pessoa
Quem se surpreende com o rebuliço causado pela baiana Pâmela Monique Cardoso Borio, primeira-dama da Paraíba, em João Pessoa e assunto de destaque na mídia nacional esta semana, precisa saber como foi o começo dela como celebridade, em Salvador, candidata a “Miss Beleza Baiana”, em 2005. Rebuliço é pouco. “Foi preciso pegar a chave-mestra do quarto onde ela se trancara, para saber por que não queria fazer a medição oficial” conta o jornalista e pesquisador Roberto Macedo, organizador do concurso.
Roberto disse a Boa Terra que Pâmela era candidata representando a cidade de Senhor do Bonfim, e anotara na ficha de inscrição a altura de 1,72m, mas sumiu na hora da checagem oficial. “Perguntamos à acompanhante dela, às outras misses, ninguém sabia dizer o que acontecia. A porta trancada”, recorda. Depois que o quarto do “Golden Hotel”, na Pituba, foi aberto, lá estava a candidata assistindo televisão.

Duas disputas
Na época do rebuliço, Pâmela ficou em segundo lugar no concurso. Em 2008 voltou a concorrer em outro evento. “E novamente ficou em segundo lugar”, informa Macedo. Formada em Jornalismo por uma escola de Juazeiro, Pâmela surpreendeu todo mundo ao se mudar para João Pessoa e comandar um programa de entrevistas na TV a cabo. Casou com o então candidato ao governo Ricardo Coutinho que já era governador eleito, quando nasceu o filhinho Henri Bório Vieira Coutinho. Boa Terra noticiou o assunto com exclusividade na edição de 4 de novembro de 2010.
O atual noticiário sobre a primeira-dama da Paraíba começou com uma matéria especial na revista “Isto É”, falando entre outras coisas de uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado, informando sobre a compra de 460 latas de farinha láctea em menos de um mês. A “Folha de São Paulo” aumentou o noticiário com uma resenha de vários fatos. Incluindo o frisson causado pelas aparições da jornalista baiana nas redes sociais, com fatos surpreendentes para a primeira- dama de um estado.

Charme na riviera baiana
Como manda a tradição no reduto mais tradicional de veraneio da high society baiana, o brinde com champanhe marcou do princípio ao fim os melhores momentos do sensacional jantar que reabriu a icônica mansão da Gamboa. A Gamboa, todo mundo sabe, é a capital do Jet-set na riviera de Itaparica, e como Boa Terra informou com exclusividade, mas com discrição, a reabertura da mansão consolida o revival de estilo na Ilha.
Praticamente, todos os nomes obrigatórios jet-set baiano estavam lá. Flávia e Marcus Avena, Cristiane e Mauro Alencar, Mônica e Marcelo Sacramento, Matilde e Itamar Costa, Isabela Martins Dantas e Mário Dantas, Larissa B Russel Coelho e Nilinho Coelho, ele filho do ex-governador da Bahia, Nilo Coelho. E mais, Juliana e Andre Berenguer, Nicia Olga Andrade de Souza Santas e Aécio Dantas, Cristiana e Luciano Mathias, Janine e Eurico Tourinho, Tina Tavares Machado Lima e José Renato Veloso Lima, e claro, Stella Souza Brussel e Jonny Didrik Brussel, casal ícone da alta sociedade.
Na ala jovem as its-girl Juliana e Taís Sacramento acompanhadas de Felipe Costa e Renan Menicucci. A coluna evitou dizer antes, mas é bom saber que os anfitriões do open house na casa de praia foram os proprietários, o casal formado pela decoradora Matilde Costa e o marido, o empresário Itamar Costa. A decoração do ambiente seguiu o estilo Navy, com assinatura de Isabela Martins Dantas, e a mãe dela, Teca Coni Martins. As duas foram sábias o suficiente para não neutralizar a imponência absoluta de uma mangueira centenária, nos jardins.

Poder e estilo na Basílica
Camila Vasquez Gomes escolheu vestido com o estilo clássico romântico, o preferido pela jovem nobreza européia, para o casamento com o Deputado Mario Negromonte Junior na igreja da Conceição da Praia. Respaldou totalmente o que dizem as boas línguas, nos bastidores da política baiana. Ou seja, que Camila tem a imponência natural de uma primeira dama de estado.
A família do noivo, de origem pernambucana, tem reduto empresarial e político na poderosa região de Paulo Afonso, cidade rica que elegeu o filho para a assembléia estadual, e o pai, ex-ministro Mario Negromonte como Deputado Federal. A mãe do noivo, Ena Vilma Negromonte, prefeita da cidade de Glória, usou alta costura em vermelho total, na festa.

Brindes em São Lázaro
A aliança entre a alta sociedade pernambucana e o alto clero do mundo jurídico baiano teve o cenário deslumbrante da colina de São Lázaro. Com direito a decoração neo-renascentista onde foram celebrados os brindes. É o endereço da família de Mariana Isnar que ficou noiva de Gilmar Tenório, herdeiro de uma poderosa holding pernambucana.
Os anfitriões da festa, foram, é claro, os pais dela, Olívia e Ricardo Isnar, que ofereceram um jantar onde estavam o procurador público Antônio César Magaldi, o casal Renata e Alex Portela, ele, presidente do “Clube de Futebol Vitória”. Muita gente elegante de Recife viajou especialmente para a celebração.

Celebridades neo-baianas em foco
O casal de celebridades mais procurado no Brasil nos últimos dias é, sem dúvida, a charmosa dupla forma pelo ator parisiense Vincent Crochon, conhecido no cinema como Vincent Cassel, e a atriz e modelo italiana, da região de Umbria, Mônica Bellucci. A mídia do eixo Rio São Paulo começou a chamar os dois de casal neocarioca, porque estariam comprando um apartamento no Rio.
Mas não é exatamente isto o que pensa a própria Mônica Bellucci. Bem antes de o atual rebuliço começar, numa entrevista à revista “Elle” australiana, a “Elle Québec”, Mônica puxou a brasa realmente foi para a Bahia. “” Nós já temos uma casa na Bahia e procuramos um apartamento no Rio de Janeiro. Deva, nossa filha mais velha, fala português como um baiano real. Mas eu sou antes de tudo uma italiana e mediterrânica. A italianidade forja todo o meu ser e meu relacionamento com a família e as pessoas” disse.
Ou seja, mesmo com todo amor à terra em que nasceu, o termo neo-baiano cabe muito bem para o casal. Pelo menos para a esperta Deva, que acaba de comemorar nove anos. O outro filho é Leónnie, de dois anos e meio. A casa na Bahia, mas precisamente em Itacaré, não é novidade, pois há três anos a mídia fala na viagem do casal ao estado. Este ano a família passou o réveillon em Itacaré, e desde a semana passada foi todo mundo para o Rio de Janeiro.