Beleza põe mesa? De aparência e sabor exótico, a tradicional maniçoba está longe de ser um prato atraente do ponto de vista estético, mas, no sabor, quanta diferença!
Quem experimentou nunca esquece. Ao provar a deliciosa receita, todo o estranhamento causado no primeiro contato com a maniçoba desaparece, fica apenas aquela sensação de êxtase e satisfação.
A receita, de origem indígena, é uma espécie de feijoada, onde a maniva, a folha da mandioca triturada, substitui o feijão.
A iguaria, além de integrar a gastronomia brasileira, é uma receita típica do Recôncavo Baiano, consumida principalmente nos municípios de Cachoeira e Santo Amaro, onde é o carro-chefe das principais datas comemorativas.
O preparo exige cuidado, pois a folha da mandioca deve ser cozida por um longo tempo para eliminar uma substância tóxica que prejudica os humanos, o ácido cianídrico.
Os estabelecimentos que comercializam a maniçoba começam a prepará-la dias antes de servi-la, para que saia totalmente o excesso da substância nociva. A receita conta ainda com carne de sertão, peito de boi, toucinho, linguiça calabresa e tempero verde.
Em Salvador, a chef de cozinha Neide Rodrigues serve a tradicional maniçoba há 18 anos. “Eu aprendi a fazer maniçoba com a minha sogra, e ela se tornou o carro-chefe do restaurante”, disse Neide.
A chef também conta histórias interessantes de pessoas que saboreiam a receita pela primeira vez. “Aqui, eu já acompanhei diversas cenas engraçadas de clientes que acham a maniçoba estranha, mas depois que provam todos gostam”, afirmou.
E aconselha aos que querem degustar o prato: “não vá pela cara, porque se engana”.
Receita – A iguaria é servida ao “modo baiano”, com bastante pimenta e farinha de mandioca. Em alguns lugares, a maniçoba pode ser apreciada também com arroz branco.
É válido ressaltar que existem diversas maneiras de preparo, já que alguns gostam da iguaria com muito tempero, enquanto outros preferem apreciar o sabor da maniva.
Em alguns lugares, as folhas são vendidas já trituradas. Na capital baiana, a maniva pode ser adquirida na Feira de São Joaquim, localizada na Cidade Baixa.
Ingredientes:
-- 1 kg de maniva (folha da mandioca)
-- 1 kg de carne de sertão
-- 1 kg de peito de boi
-- 1/2 kg de carne de porco salgada
-- 1 kg de linguiça calabresa
-- 1/2 kg de toucinho
-- Porções de coentro e hortelã (a gosto)
-- 1/2 kg de tomate
-- 1/2 kg de cebola
-- 1 colher de chá de cominho
-- 1 colher de chá de corante
Modo de Preparo:
Ferva as folhas por uma hora e meia e depois escorra as folhas na peneira, em água corrente, até que a coloração da água esteja totalmente clara.
Coloque as folhas em uma panela para ferver com todos os temperos e deixe cozinhar por uma hora. Acrescente as carnes e cozinhe por mais duas horas.
Quando perceber que as carnes já estão macias, desligue o fogo e, se quiser, acrescente um pouco de azeite doce. Sirva a maniçoba com farinha de mandioca e molho de pimenta.
Esta porção serve duas pessoas