Quem encurtou o metrô de Salvador? A resposta está virando uma novela, nos moldes do "Quem matou Max?", de Avenida Brasil.
Na propaganda eleitoral, o Partido dos Trabalhadores culpa o prefeito João Henrique, que se exime da culpa e, para esclarecer, recorreu à Justiça.
Segundo o prefeito, foi o PT que decidiu encurtar a linha do metrô de 12 para 6 quilômetros de extensão.
"Querem censurar minha voz, depois de terem me acusado de tudo", disse o prefeito.
Veja as explicações de João Henrique
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Um freio na Linha Viva
A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) acha que está havendo pressa da atual administração municipal em implantar a Linha Viva (entre a Avenida Paralela e a BR-324).
O secretário de Comunicação da Prefeitura, André Curvello, discorda. Segundo ele, o projeto vem sendo discutido há 3 anos (desde 2009).
De qualquer forma, a audiência pública marcada para esta segunda-feira (22/10) na Escola Politécnica da UFBa, foi suspensa pela Secretaria Municipal de Transportes e Infra-Estrutura.
O processo para construção da via alternativa à Paralela vai continuar, no entanto, de acordo com o secretário José Luiz Costa.
Nova audiência será agendada.
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O que é a Linha Viva
As explicações são da Secretaria Municipal de Transportes e Infra-Estrutura.
A via será construída ao norte da Avenida Paralela, ligando o Centro Tradicional e Histórico da cidade de Salvador à região do novo Complexo Viário 2 de Julho, junto ao Aeroporto Internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães, e representará uma trajeto alternativo opcional que irá desafogar o trânsito na Av. Paralela.
A proposta integra um dos pilares do projeto de mobilidade urbana idealizado pela prefeitura de Salvador, o PROVIA (Programa de Obras Viárias) que, juntamente com a RIT (Rede Integrada de Transporte), tem por objetivo resolver os problemas de trânsito e transporte da capital baiana.
A capacidade da via corresponde a 75% do tráfego atual da Paralela. Estima-se que a Linha Viva captará 40% daquele trânsito. Para percorrer seus quase 18 quilômetros, o motorista levará aproximadamente 15 minutos.
O projeto prevê três faixas de tráfego expresso em cada sentido, com capacidade de 2.200 veículos por hora em cada uma delas. Dez conexões, através de alças e rampas com as principais avenidas do entorno, serão construídas. Outras 20 travessias transversais, através de viadutos e passagens inferiores, serão feitas sem interligação direta com a via expressa.
Estima-se que 780 mil pessoas, residentes na área de influência direta do projeto, serão beneficiadas.
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Uma feira de R$ 100 milhões
A Feira Nacional da Agropecuária-Fenagro será realizada no Parque de Exposições de Salvador, de 24 de novembro a 2 de dezembro.
A expectativa dos organizadores é de que seja visitada por mais de 300 mil pessoas e que movimente mais de R$ 100 milhões em negócios.
800 expositores mostrarão 6 mil animais, na feira.