Alberto Oliveira

Veja se vale a pena investir em dólar

Foto: Creative Commons

Fizeram-me a pergunta: “Estou com um pouco de dinheiro sobrando e pensei em comprar dólares, como investimento. A moeda é mesmo um bom negócio?”

Se há uma coisa em que não devemos nos meter é no investimento das pessoas. Cada um deve tomar sua decisão, mas vou repetir, aqui, o que lembrei para quem me pediu o conselho.

Imagine que você estivesse nessa situação lá pelo final do governo de Fernando Henrique Cardoso, há uns 10 anos. Você, como agora, acreditava que a moeda norte-americana é um investimento seguro, e resolveu comprar mil dólares.

Àquela época, cada dólar custava cerca de 4 reais. Portanto, para comprar os mil dólares você gastou 4 mil reais.

Agora, passada quase uma década, você está precisando de dinheiro, lembra-se dos dólares embaixo do colchão, ou escondidos em um buraco na parede, e resolve vendê-los.

Vai ao mesmo banco que lhe vendera a moeda por 4 mil reais. Bem, o dólar está custando, hoje, cerca de 2 reais. Quanto o banco vai lhe pagar pelos mil dólares? Em torno de 2.000 reais.

Ou seja, você terá perdido a metade do dinheiro. E olhe que não estamos nem levando em conta a inflação desses 10 anos. Se fizermos isso o prejuízo é desmoralizante.

Pelo exemplo vemos que o dólar tem sido um péssimo investimento, há muito tempo, o que não quer dizer que o caso continue se repetindo. É até possível que haja alguma recuperação nos próximos meses, mas as garantias de que isso ocorra são mínimas.

A toda hora as cotações sobem e descem (oscilam, como se diz no mercado financeiro) e aplicar nesse tipo de investimento aquele dinheiro que pode nos fazer falta em pouco tempo é um risco grande demais.