
A terapeuta sistêmica de família e casal Antonia Maria participa da Bienal do Livro da Bahia para apresentar ao público a proposta central de Famílias Adictas, obra em que defende a compreensão da dependência química como um fenômeno que vai além do indivíduo e afeta diretamente os vínculos familiares.
Com mais de 30 anos de atuação na área de saúde mental, Antonia Maria chega ao evento com uma abordagem que reúne experiência clínica, escuta humanizada e perspectiva sistêmica. Assistente social de formação, ela desenvolveu sua trajetória profissional em instituições como o Centro de Atenção Psicossocial da UFBA, o Centro de Estudos de Álcool e outras Drogas e a Secretaria Municipal de Candeias.

A escritora Antonia Maria
Ao longo dessa trajetória, a autora aprofundou a escuta sobre o papel da família nos processos de adoecimento e reconstrução. Esse eixo passou a orientar tanto sua prática clínica quanto sua produção literária.
Na programação da Bienal, Antonia participa de sessões de autógrafos e de uma palestra dedicada à discussão sobre adicção e vínculos familiares. Em 18 de abril, ela apresenta a palestra “Do Silêncio à Palavra: A Intervenção Terapêutica como transformação de famílias marcadas pela adicção”, na Areninha do Escreva Garota, das 16h às 18h.
Na segunda parte da atividade, a programação contará com a participação da psicanalista e psicóloga clínica Mônica Veras, especialista em transtornos alimentares e adicções. Ela vai abordar o tema “Comida: Nutrição ou Compensação: um olhar da Psicanálise sobre a comida como objeto-droga”.
A agenda da autora na Bienal inclui ainda sessões de autógrafos no stand Escreva Garota, localizado no C06, Asa A. Os encontros com leitores estão marcados para 17 de abril, das 17h às 21h, 18 de abril, das 14h às 22h, e 19 de abril, das 14h às 16h.
Lançado em 2025, Famílias Adictas retoma décadas de experiência clínica para sustentar que a inserção da família no processo terapêutico é decisiva para ampliar as possibilidades de cuidado. Desde o lançamento, a obra gerou entrevistas e participações em veículos no Brasil e no exterior, ampliando a discussão sobre a relação de interdependência entre indivíduo e sistema familiar no contexto da adicção.
“A adicção não é uma falha moral. É um fenômeno complexo, que envolve história, vínculos e contexto. Quando olhamos para a família, ampliamos também as possibilidades de reconstrução”, afirma a autora.
Além de trabalhos voltados à saúde mental, Antonia Maria também assina o livro de poesias Sobre Ventos Passados. Na escrita, ela encontra uma ferramenta de expressão e cuidado, ao mesmo tempo em que incentiva outras pessoas a reconhecerem na palavra um caminho possível para a elaboração emocional.
