Esportes

Brasil leva delegação recorde aos Jogos Paralímpicos de Inverno

Milão-Cortina 2026 marcará a quarta participação do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno

Leia Mais Rápido
Brasil terá oito atletas nos Jogos Paralímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026, maior delegação do país na história da competição. Seis disputarão o esqui cross-country e dois o snowboard. Todos recebem Bolsa Atleta desde 2022. O país participará pela quarta vez do evento, entre 6 e 15 de março.

A delegação brasileira que disputará os Jogos Paralímpicos de Inverno 2026, entre 6 e 15 de março, na Itália, será formada inicialmente por oito atletas, todos beneficiários do Programa Bolsa Atleta desde 2022. Seis competirão no esqui cross-country e dois no snowboard.

Com oito representantes, o Brasil alcança sua maior delegação na história dos Jogos Paralímpicos de Inverno e supera o recorde anterior, de seis atletas, registrado em Pequim 2022. O melhor resultado brasileiro na competição segue sendo a sexta colocação de Cristian Ribera na prova de 15 km do esqui cross-country em PyeongChang 2018.

Entre os destaques da equipe está a gaúcha Vitória Machado, que iniciou no esporte ainda jovem, passando por diferentes modalidades, incluindo a patinação artística, que a levou ao snowboard. Ela conquistou duas medalhas de ouro na Copa Europeia de Banked Slalom, em 2025 e 2026, e será a segunda brasileira a competir no snowboard em Jogos Paralímpicos de Inverno.

Também integram a delegação: Wellington da Silva, Elena Regina, Guilherme Cruz Rocha, Aline Rocha, Robelson Lula — todos no esqui cross-country, além de André Barbieri, no snowboard.

Milão-Cortina 2026 marcará a quarta participação do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno. A estreia ocorreu em Sochi 2014, com dois atletas. Quatro anos depois, o país competiu com três representantes, antes de alcançar seis atletas em Pequim 2022 — número agora superado com a maior delegação já enviada à competição.