Política

Governador Tarcísio de Freitas cancela visita a Jair Bolsonaro

Segundo a assessoria do governo estadual, o motivo do adiamento foram compromissos administrativos

Foto: Pablo Jacob | GovSP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas
Leia Mais Rápido
Tarcísio de Freitas adiou a visita ao ex-presidente Bolsonaro por compromissos em São Paulo, segundo a Gazeta do Povo. O encontro tinha autorização do STF. A visita reforçaria o apoio político e a estratégia da direita para 2026. Tarcísio também foi alvo de críticas por curtidas em redes sociais.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), adiou a visita que faria ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na quinta-feira (22), apesar da autorização concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi divulgada pelo portal Gazeta do Povo.

Segundo nota da assessoria do governo estadual, o motivo do adiamento foram compromissos administrativos em São Paulo. “A visita do governador Tarcísio de Freitas ao presidente Bolsonaro será adiada a pedido do governador para cumprimento de compromissos em São Paulo. Uma nova data será solicitada”, informou o governo, conforme noticiado pela Gazeta do Povo.

Bolsonaro está detido no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), conhecido como Papudinha, no Complexo da Papuda, em Brasília. Ainda de acordo com a Gazeta do Povo, Tarcísio havia confirmado mais cedo que faria a visita para expressar apoio ao ex-presidente. “Vou sobretudo visitar um grande amigo, uma pessoa por quem tenho muita consideração. Vou manifestar a minha solidariedade e o meu apoio, ver se ele está precisando de alguma coisa e reforçar que ele sempre poderá contar comigo”, disse o governador a jornalistas.

A visita ganhou relevância política após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmar que seu pai, Jair Bolsonaro, pretendia destacar a importância da reeleição de Tarcísio para a estratégia da direita nas eleições de 2026. “Primeiro, acredito que ele [Tarcísio] queira visitar o amigo Jair. Tarcísio gosta muito do Bolsonaro e sempre pergunta como ele está. Em segundo, para ouvir da boca de Bolsonaro que ele está fazendo um grande trabalho como governador de São Paulo e que sua reeleição é fundamental para a estratégia nacional de derrotar o PT”, afirmou Flávio, segundo entrevista repercutida pela Gazeta do Povo.

Ainda conforme o portal, Tarcísio era inicialmente apontado como possível substituto de Bolsonaro na disputa presidencial, mas o ex-presidente optou por apoiar o nome de Flávio para representar a direita no pleito de 2026. O governador nega intenção de concorrer e tem declarado apoio ao senador.

Durante o fim de semana, Flávio reforçou a necessidade de união das forças de direita contra o PT e afirmou que Tarcísio “é um aliado fundamental”. Ele também destacou o papel que Michelle Bolsonaro (PL) deverá exercer nas eleições deste ano.

A Gazeta do Povo também relatou que Tarcísio e Michelle foram criticados por setores da direita após curtirem uma publicação feita pela primeira-dama de São Paulo, Cristiane Freitas. Na postagem, Cristiane dizia: “Nosso país precisa de um novo CEO, meu marido!”, em referência ao governador, que aparece criticando o governo Lula (PT) em vídeo.

A postagem provocou reações dentro do grupo político ligado a Bolsonaro. O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) escreveu que os “isentões, eleitos graças ao sacrifício de Jair Bolsonaro”, estariam “mostrando suas garrinhas”. O jornalista Allan dos Santos divulgou um vídeo da tela de seu celular para mostrar que Michelle havia curtido o conteúdo. Em resposta, Michelle chamou Allan de “boneco de ventríloquo de canalhas” e o apelidou de Allan “dos demônios”, segundo a Gazeta do Povo.