Palco

Teatro dos Sentidos chega ao Salão Nobre da Câmara dos Deputados

Ingressos são limitados à lotação da sala e gratuitos pela plataforma Sympla

Foto: Divulgação
A diretora e autora Paula Wenke e o elenco do espetáculo

O Salão Nobre da Câmara dos deputados recebe nessa quinta-feira (8 de maio), às 11h e 15h, o Teatro dos Sentidos, que comemora 25 anos com o espetáculo Feliz Ano Novo.

Para acompanhar a peça, pessoas com deficiência visual ou espectadores de olhos vendados vivenciam o teatro ativando a imaginação com estímulos sonoros, táteis e olfativos.

No final, ao retirarem as vendas, o público é surpreendido por uma exposição tátil e visual: 20 obras criadas por artistas que traduziram em formas, cores e texturas as emoções da narrativa de Feliz Ano Novo.

Os artistas são: Mara Xavier, Maria Maura, Maria Teresa Pessoa, Ioleth Porto, Sandra Ugah, Maria Aparecida de Carvalho Bednarczuk, Ryad Arbash, Wissam Arbash, Ana Maria Pimentel, Maia Sallemar, Evelin Álvares, Marília Paes Cavalcante, Helena Gomes de Godoi, Fernanda Aviani, Ana Kaita, César Ashkar Magalhães, Nayara De Souza Dettmann Adami, Raíssa Miranda, Estella Lopes e Andréa Bussiger. 

Paula Wenke, diretora, atriz e autora do texto do espetáculo, destaca que "autistas têm o seu próprio mundo particular, introspectivo, imagético. Por necessidade o mundo da pessoa cega também é assim, em face da condição da privação da visão. Os cegos se utilizam dos outros sentidos para se nortearem, autistas tem processamento sensorial particular, muitas das vezes sendo mais sensíveis a estímulos. No Teatro dos Sentidos estes universos particulares de duas condições distintas dialogam, entram em colaboração".

O elenco é formado por 20 atores, sendo dois autistas e um cego (Oscar Capucho), que foi de Belo Horizonte para compor o elenco). Os músicos Marco Guedes e Kalley Seraine também participam do grupo que apresenta “Feliz Ano Novo”, que conta a história de Gabriel, um adolescente apaixonado.

Ele é filho de Roberto, um viúvo e comandante da Marinha. O rapaz está na biblioteca de seu pai vasculhando em seus livros de poesia, uma explicação para estes sentimentos que o deixam tão aéreo. Descobre a dedicatória de uma mulher misteriosa na Antologia Poética de Vinícius de Moraes. Vai até seu pai para saber sobre esta tal ''Dama do Mar". Roberto relembra o romance que se iniciou numa passagem de ano, baile de carnaval com máscaras. Gabriel provoca questionamentos em Roberto, levando esta história ao um novo e surpreendente desfecho.

Anote

Data: Quinta-feira, 8 de abril
Horários: 11h e 15h
Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília
Classificação indicativa: 12 anos