
O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) deflagraram nesta terça-feira (29) a operação Narco Vela, para enfrentamento do tráfico internacional de drogas praticado com uso de veleiros e outras embarcações de pequeno porte capazes de atravessar o oceano. Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 31 de prisão temporária.
Ao todo, 15 dos investigados foram detidos em Santos (SP). A operação contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPF/SP.
A operação também levou ao cumprimento de 62 mandados de busca e apreensão e ao bloqueio de bens dos investigados até o valor de R$ 1,32 bilhão.
Mais de 300 policiais federais e 50 policiais militares do estado de São Paulo participaram da ação, que executou as ordens judiciais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará e Santa Catarina.
A apuração teve início em 2023, após a apreensão de três toneladas de cocaína nas proximidades da costa africana em um veleiro brasileiro.
A interceptação foi realizada pela Marinha dos Estados Unidos, que comunicou a ocorrência às autoridades brasileiras em fevereiro daquele ano.
Agentes da Espanha e da França também viriam a efetuar apreensões semelhantes em águas internacionais. As investigações demonstram que as drogas tinham como destino principalmente portos da Europa e da África.