
Será a primeira vez, em 25 anos, que a competição será realizada no Nordeste.
Cerca de 800 atletas confederados de todo o país desembarcaram na cidade para disputar nas categorias V1, V1R, V2R e V3 e percorrer distâncias de 8 km, 12 km e 16 km dentro da Baía de Todos-os-Santos.
Valendo classificação para os torneios mundial e pan-americano de Va’a, a principal competição de canoagem polinésia do país também contará com categorias femininas, além da participação de paratletas e das categorias Master 70, 75 e 80, garantindo que o esporte seja acessível a todas as idades e níveis de experiência.
“O Campeonato Brasileiro de Va’a 2025 reforça seu compromisso com a inclusão e a diversidade no esporte. A escolha por Salvador como a primeira cidade a sediar o evento no Nordeste consolida a região no mapa das grandes competições esportivas nacionais e impulsiona o turismo esportivo”, ressalta Manoel Lima, CEO da M1 Treinamentos e Eventos, empresa baiana que está organizando a etapa.
O evento será realizado das 7h às 16h.
No sábado (29), a programação conta com baterias das diversas modalidades na raia da Baía de Todos os Santos.
No domingo (30), será o encerramento, com premiação dos atletas. Nos dois dias, além das disputas na água, a programação, pensada para toda família, contará com atrações musicais, espaço gastronômico, com Food trucks oferecendo uma variedade de comidas e bebidas, stands de expositores com produtos voltados para o esporte (remos, roupas UV e acessórios) e uma área de convivência.
“Mais do que uma competição, o Campeonato Brasileiro de Va’a 2025 é um marco para o desenvolvimento do esporte na Bahia e no Nordeste, promovendo visibilidade para a região e impulsionando o turismo esportivo. O evento atrai centenas de atletas, técnicos e visitantes, proporcionando uma imersão na hospitalidade, cultura e paisagens deslumbrantes da capital baiana”, completa Manoel.
5% do valor das inscrições serão destinados às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).