BaianaSystem é um projeto musical formado em 2009 com o objetivo de encontrar novas possibilidades sonoras para a guitarra baiana, instrumento criado em Salvador nos anos 1940. O nome vem da junção de "guitarra baiana" com "sound system", sistema de som criado e popularizado na Jamaica
O grupo vocal a capella (somente voz, sem instrumentos) A Liga Dura, sediado em São Paulo mas com fortes raízes baianas, tem menos de 2 anos (seu primeiro vídeo foi lançado em 12 de outubro de 2023) e é formado por cantores de sólida formação musical, além de integrantes e ex-integrantes de corpos artísticos profissionais (como o Coral Paulistano, do Theatro Municipal de São Paulo e o Coro da Osesp-Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).
No carnaval de 2025 os dois, de alguma forma, se juntaram. É que o último vídeo do grupo vocal é inteiramente dedicado à obra do BaianaSystem, com trechos das músicas Água, Batukerê, Duas Cidades, Lucro, Sulamericano, Capim Guiné, Reza Forte, Guerra Batalha, Terapia, Alfazema, Bala na Agulha, Dia da Caça, Bola de Cristal, Saci, Chapéu Panamá, Magnata e Presente.
No vídeo
La Liga Dura | Medley
A banda baiana mistura o reggae sound system com a guitarra baiana, fazendo uma fusão do gênero jamaicano com ritmos afro-brasileiros como afoxé, ijexá e samba-reggae.
Em canções específicas também se nota referências de ska, MPB, afrobeat, pagode baiano e cumbia nordestina.
O grupo Liga Dura também transita por diversos gêneros. Seu primeiro vídeo é uma seleção de aberturas de desenhos animados, que abarca desde Looney Tunes até Irmão do Jorel, passando por clássicos que até hoje apaixonam multidões, como Dragonball e Cavaleiros do Zodíaco.
No vídeo
Sessão desenho da Liga
O grupo vocal (Amanda Temponi, Diego de Jesus, Larissa Lacerda, Paulo Santos, Rodrigo Morales e Valquiria Gomes) estreou seu show "Seja Quem F(l)or" no Theatro Municipal de São Paulo em outubro de 2024, graças à aprovação em Edital de Chamamento Artístico Interno, colecionando declarações emocionadas dos espectadores.
No show o grupo propõe um espetáculo voltado para a temática da pluralidade e liberdade de ser quem se é, apesar das pressões sociais.
A execução de um repertório popular com arranjos complexos, por meio de um grupo formado por cantores com vasta experiência em coros profissionais ou semiprofissionais e formação clássica, aliados com o beatbox, um saber e arte advindo das periferias e do conhecimento não-acadêmico que também é extremamente rico, levaram o público a uma identificação com as músicas conhecidas, mas ao mesmo tempo a uma surpresa com a nova sonoridade: elaborada, afetiva e divertida.
A mensagem principal do projeto é “Seja quem você quiser ser, quem você de fato é!”.
Abraçando a diversidade e pluralidade cultural e a troca com a plateia na busca pela informalidade, criam uma aproximação com a plateia, formando público para música a capella de qualidade, o que pode conduzir o ouvinte ao interesse por diferentes formas de execução e harmonias mais complexas, além de ser uma porta de entrada para a apreciação musical em geral.
O grupo foi aprovado no Edital Sesc RJ Pulsar 2024/2025, e tem previsão de realizar o show Seja Quem F(l)or em 4 cidades do Estado do Rio de Janeiro em outubro de 2025.
Anote
-- Instagram: @a_liga_dura
-- E-mail: grupoaligadura@gmail.com