Carnaval / Cidade

Furdunço esquenta foliões para
o carnaval de Salvador em 2025

O aquecimento começou com o Fuzuê

Foto: Jefferson Peixoto
No Furdunço: mostrando como será o carnaval em Salvador
Leia Mais Rápido
O Furdunço 2025 celebrou os 40 anos da axé music e atraiu milhares ao Circuito Orlando Tapajós, em Salvador. Com 59 atrações, incluindo Daniela Mercury e Olodum, o evento antecipou o Carnaval. Participantes destacaram a diversidade, reencontros e a crescente importância do Furdunço na folia oficial.

O Furdunço 2025 reverenciou a axé music, que completa 40 anos em 2025, e atraiu milhares de pessoas ao Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra) nesse domingo (23 de fevereiro).

Daniela Mercury, É o Tchan, Olodum, Mudei de Nome, Tonho Matéria, Tuca, Babado Novo, Armandinho e Irmãos Macedo, Negra Cor, BaianaSystem e mais 49 atrações animaram o público presente no segundo dia de pré-Carnaval em Salvador.

Residente no Canadá há dois anos e meio, Mateus Vidal, ex-vocalista do Olodum, veio fazer uma participação especial junto com a banda no Furdunço. “É muita felicidade, gratidão, contente por ter ajudado a construir essa história. É uma relação de carinho, respeito e amizade com a banda. Mesmo afastado, não deixei de ser Olodum. Sempre quando puder estarei voltando”, disse.

Para o cantor Daniel Vieira, o Furdunço e o Fuzuê dão uma prévia do que será a folia em Salvador este ano. “Posso dizer que são como aulas inaugurais, onde todo mundo vem mostrar um pouquinho o que vai acontecer no Carnaval. As famílias vêm pra rua e a gente fica feliz em fazer parte dessa festa democrática. E no Arrastão, ainda não decidi o homenageado, mas já garanto que a última música a ser cantada será de Luiz Caldas, de quem sou muito amigo”, adiantou.

Além do Fuzuê, ocorrido no sábado (22), também no Circuito Orlando Tapajós, o Furdunço também abriu espaço para alegria, irreverência e até reencontro com a folia. O influenciador Paulo César Reis, 22 anos, estava vestido de padre e empunhava a plaquinha “Já pecou hoje?”. “Espero que este ano seja maravilhoso, igual aos outros. E já está cheio aqui, viu, misericórdia! O Furdunço está crescendo tanto que já virou parte do Carnaval oficial”, ressaltou.

Com indumentárias que fazem referência à cantora Carmen Miranda, as integrantes do grupo Amoras eram só felicidade no Circuito Orlando Tapajós. “Criamos o bloco com seis meninas e chamamos nossas amigas para participar. Hoje somos 28 pessoas. O Furdunço é alegria, diversidade, é onde a gente pode se expressar da nossa forma, com a nossa liberdade, com empoderamento feminino, é o que a gente gosta de fazer”, declarou a administradora e representante do Amoras Luana Pinheiro, 37 anos.

Retornando ao Carnaval de Salvador depois de três décadas, André Barreto, 59 anos, veio de São Francisco, Califórnia (EUA) e trouxe o marido Ralf Oelschlager, 60 anos, para conhecer a festa. “O carnaval até agora está uma maravilha. Vim ver um amigo tocar aqui”, disse.