As podas estão sendo feitas, nesta segunda-feira (10 de fevereiro), em frente ao antigo Othon Palace Hotel, em Ondina, e na Praça 2 de Julho, no Campo Grande.
Além disso, outros locais do Centro, como Pelourinho, Avenida Sete de Setembro, Rua Carlos Gomes e vias que dão acesso ao circuito, integram o cronograma de ações preventivas.
As podas em árvores, caso os galhos estejam em contato com a fiação elétrica, são feitas por equipes da Coelba, sob supervisão da Seman-Secretaria de Manutenção da Cidade, e servem para evitar que galhos e outras partes dos vegetais possam cair na via pública, causando acidentes com os foliões. A iniciativa facilita também a passagem dos trios elétricos durante o desfile.
Nos dias da folia, a Seman terá sete equipes, divididas em plantões de 24 horas, com 135 profissionais envolvidos. Os profissionais estarão de prontidão para realizar atendimentos emergenciais, revisão diária dos sistemas de drenagem, reposição de tapumes e reposição de asfalto quando necessário (tapa-buracos).
No período após a folia, as equipes atuarão na remoção dos tapumes instalados, reinstalação do mobiliário urbano, recuperação da infraestrutura danificada durante a festa, revisão da rede e dos dispositivos de drenagem nos circuitos do Carnaval e ruas do entorno.