Pedro Oliveira

Cupins obrigam fiéis de Ichu a assistir missa no meio da rua

Há risco de desabamento do telhado da igreja matriz

O estado de degradação do telhado da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Ichu, que estava prestes a desabar devido ao ataque de cupins, exigiu uma ação imediata do padre Rodrigo Pinheiro da Silva para evitar uma tragédia durante a celebração de atos religiosos. Após uma avaliação estrutural da cobertura feita por um engenheiro, constatou-se que as peças que sustentam o telhado da paróquia estavam desgastadas e apodrecidas pela ação dos insetos.

De acordo com Pinheiro, o telhado receberá uma nova cobertura. A madeira será substituída por peças de ferro, e as telhas de cerâmica por de alumínio. Sem uma data precisa para iniciar os trabalhos, o religioso disse que ficou surpreso ao saber que todo o telhado da paróquia estava comprometido pela infestação de cupins.

Após constatar o risco de desabamento do telhado, as missas passaram a ser celebradas na área externa da igreja desde 10 de dezembro do ano passado. O padre Rodrigo Silva informou que está buscando recursos, já que o dinheiro arrecadado com o dízimo e as doações recebidas dos fiéis não são suficientes para cobrir os custos da reforma.

Ainda segundo o religioso, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, por ser uma das menores da diocese de Serrinha, não tem recursos suficientes para realizar a reforma, orçada em mais de R$ 130 mil. Para arrecadar mais fundos, ele pretende realizar eventos religiosos e vender os materiais que serão retirados da cobertura, desde que estejam em boas condições de conservação.

Festa do padroeiro

Como não há previsão para o início dos trabalhos de troca do telhado da igreja, o novenário em louvor ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do município, que começa no dia 31 deste mês e prosseguirá até 9 de fevereiro, com o tema “No Coração de Jesus, somos peregrinos da esperança”, ocorrerá de forma campal na área externa da paróquia.

No dia 7 de fevereiro, a programação festiva começará às 5h da manhã e incluirá alvorada e vigília. Às 20 horas, haverá novena e missa do Apostolado da Oração. No período da tarde, a parte profana contará com um concurso de mascarados e a lavagem da calçada da igreja por moradoras vestidas de baianas.

No sábado (8), as atividades serão reiniciadas às 5 horas, com alvorada festiva, às 6 horas, com vigília, e às 20 horas, com encerramento do novenário com missa. No domingo, dia maior do santo padroeiro, às 5 horas, haverá alvorada; às 6 horas, vigília; às 9 horas, missa dos idosos e doentes; e às 17 horas, missa campal e procissão pelas principais ruas da cidade.