Cidade

Corrida Sagrada até a Igreja do Bonfim atrai 1,5 mil atletas

A largada da corrida de 6,8 km será dada às 6h30

Foto: Lucas Moura
A chegada é na Colina Sagrada, perto da Igreja do Bonfim
Leia Mais Rápido
A Corrida Sagrada, parte do Calendário de Turismo Esportivo de Salvador, reúne 1,5 mil atletas locais e internacionais nesta quinta-feira (16), antecedendo a Lavagem do Bonfim. O percurso de 6,8 km parte da Basílica da Conceição da Praia até a Colina Sagrada. Destaques incluem Marily dos Santos e participantes de 8 países.

Inserida no Calendário de Turismo Esportivo de Salvador, a Corrida Sagrada, evento esportivo que antecede a procissão da Lavagem do Bonfim, vai reunir 1,5 mil atletas locais, nacionais e estrangeiros nessa quinta-feira (16 de janeiro).

A largada da corrida de 6,8 km será dada às 6h30 na Basílica da Conceição da Praia, no Comércio, e o ponto de chegada será a Colina Sagrada, ao lado da Basílica Santuário Senhor do Bonfim. 

Dentre os participantes está a atleta olímpica alagoana radicada na Bahia, Marily dos Santos, que é a atual campeã da Maratona Salvador. Do total de inscritos, 15% são atletas de outros estados, a exemplo de Pernambuco, Maceió, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e países como Canadá, Estados Unidos, Espanha, Suécia, Itália e Alemanha. O sucesso desta edição foi tanto que as inscrições foram encerradas há 20 dias.

“Há pessoas vindo da Espanha, Itália, Estados Unidos e Alemanha, possivelmente pela importância da festa, que é uma das festas populares mais conhecidas da Bahia e talvez do mundo, e também para aproveitar e participar da corrida”, conta Douglas Cerqueira, diretor da MP3 Marketing, empresa responsável pela organização do evento.

A psicóloga e escritora Andressa Lopes, de 37 anos, soteropolitana radicada nos Estados Unidos há 26 anos, é uma das inscritas na Corrida Sagrada. Para ela, essa será uma oportunidade de unir o esporte, que é algo que ela gosta muito e pratica diariamente, à cultura da cidade de origem.

“A Corrida Sagrada representa muito mais do que um evento esportivo, ela simboliza a união, a fé e a conexão com a cultura e as tradições locais. É um momento em que as pessoas se reúnem para celebrar não apenas a saúde e o bem-estar, mas também o espírito de comunidade e a força espiritual. É uma corrida que inspira superação, respeito e um profundo senso de pertencimento entre os participantes”, opina.

Recentemente, Andressa lançou um livro nos Estados Unidos sobre mães narcisistas e o processo de cura emocional. A participante considera que momentos como esse da corrida dentro da Lavagem do Bonfim, que ela define como de união e superação, reforçam a importância da conexão de cada pessoa com a sua essência e da busca de força para superar desafios.

“Quero vivenciar a energia única que a Corrida Sagrada proporciona, sentir a força coletiva e me inspirar nas histórias de superação de cada participante. Minhas expectativas são de que esse evento deixe um impacto positivo não só em mim, mas em toda a comunidade envolvida. Estou animada para contribuir, seja com a minha presença ou com o meu trabalho de divulgação, e para fazer parte desse momento”, revela.