O Festival Virada Salvador 2025, que começou nessa sexta-feira, 27 de dezembro, e vai até o dia 31, na Arena O Canto da Cidade, localizada na orla da Boca do Rio, conta com um esquema de segurança para garantir que apenas itens permitidos sejam levados para o local do evento.
De acordo com o major Fábio Atanásio, da PM-BA, a corporação tem o controle de acesso do único ponto de entrada para o público, que margeia a área da praia da orla, vindo do Jardim de Alah, sentido Itapuã.
Em 2023 havia dois acessos, mas este ano o segundo ponto foi desativado, "por questões de segurança, viabilidade, conforto e controle de fluxo de pessoas”, explicou o major Atanásio.
Itens como garrafas, coolers, facas, facões e qualquer outro objeto perfurocortante são proibidos.
Na noite da virada do ano, na terça-feira (31), será permitido o acesso de espumante em vasilhames de plástico, para quem desejar brindar com familiares e amigos. Garrafas de vidro continuarão vetadas.
O diretor de serviços públicos da Semop, Alysson Carvalho, enfatizou que a fiscalização começa antes do evento. “A segurança de qualquer evento público começa a ser planejada antes mesmo da realização da festa, e nesse contexto, englobamos os vendedores ambulantes, que, via de regra, são os primeiros a chegar nos eventos”, afirmou Carvalho.
A Semop orienta que os vendedores não portem materiais perigosos, como facas, facões e garrafas de vidro, para garantir a segurança do público.
As equipes da Semop realizarão varreduras diárias e atuarão durante o evento para assegurar que o ambiente permaneça seguro, livre de objetos que possam causar danos.
Além disso, a entrada de equipamentos e reposição de materiais na Arena Canto da Cidade só será permitida até as 15h de cada dia do evento.
Segundo Marcelo Silva, inspetor-geral da GCM, 500 agentes estarão tanto na parte externa quanto interna da arena, realizando patrulhamento preventivo.
Programação
Dia 27
-- Alok, Baiana System, Ivete Sangalo, Manu Bahtidão e Xand Avião
Dia 28
-- Bell Marques, João Gomes, Olodum, Psirico e Thiago Aquino
Dia 29
-- Claudia Leitte, Durval Lélys, Simone Mendes, Tony Salles e Wesley Safadão
Dia 30
-- Gustavo Mioto, Henry Freitas, Matuê, Raça Negra e Timbalada
Dia 31
-- Belo, Jorge & Mateus, Léo Santana, Luan Santana, Mari Fernandez e Parangolé