Saúde

Estudo aponta remédio que ajuda a tratar apneia do sono e roncos altos

O distúrbio pode prejudicar a qualidade do sono e causar problemas de saúde

Leia Mais Rápido
O medicamento Zepbound (tirzepatida) foi aprovado pela FDA para tratar apneia obstrutiva do sono em pessoas com sobrepeso ou obesidade. Estudos mostraram redução de 63% nos episódios de respiração restrita. Comercializado como Mounjaro® no Brasil, o remédio também trata diabetes tipo 2 e pode beneficiar condições cardíacas e renais.

O medicamento para perda de peso Zepbound (tirzepatida) tornou-se, nessa sexta-feira (20 de dezembro)  o primeiro medicamento aprovado pela FDA -- agência governamental dos Estados Unidos que regulamenta a segurança, qualidade e eficácia de produtos de saúde -- para tratar a apneia obstrutiva do sono.

No Brasil, a tirzepatida é comercializada sob o nome Mounjaro® e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro de 2023 para o tratamento de adultos com diabetes tipo 2, como complemento à dieta e exercícios físicos

No estudo que a Lilly, fabricante do medicamento, submeteu à FDA em abril, os cientistas relataram que o remédio ajudou pessoas com sobrepeso ou obesidade e apneia do sono a reduzir uma medida padrão de respiração restrita em 63%, resultando em 30 eventos a menos de interrupção do sono por noite, em média, em comparação com aqueles que receberam placebo.

“Esta é a primeira terapia farmacológica capaz de tratar a apneia obstrutiva do sono dessa maneira”, afirma Dan Skovronsky, diretor científico da Eli Lilly.

A nova indicação aplica-se a pessoas com sobrepeso ou obesidade que possuem um tipo específico de apneia do sono conhecido como apneia obstrutiva do sono, uma condição física em que os músculos da garganta relaxam e bloqueiam as vias aéreas. (Outro tipo, chamado apneia central do sono, ocorre quando o cérebro não envia mensagens adequadas ao sistema respiratório para regular a respiração.)

Fique sabendo
O que é a apneia do sono

É um distúrbio em que a respiração de uma pessoa é interrompida repetidamente enquanto ela dorme.

Essas interrupções acontecem porque as vias aéreas ficam parcial ou completamente bloqueadas, impedindo o ar de passar. Isso pode fazer a pessoa parar de respirar por alguns segundos ou até minutos, e essas pausas podem ocorrer várias vezes durante a noite.

Existem dois tipos principais:

-- Apneia obstrutiva do sono (AOS): É o mais comum. Acontece quando os músculos da garganta relaxam demais, estreitando ou fechando as vias aéreas.

-- Apneia central do sono: Menos comum, ocorre quando o cérebro não envia os sinais corretos para os músculos responsáveis pela respiração.

Sinais comuns de apneia do sono incluem:

-- Ronco alto e frequente
-- Sensação de sufocamento ou engasgos durante o sono
-- Sono agitado
-- Fadiga ou sonolência durante o dia, mesmo depois de uma noite de sono.

Esse distúrbio pode prejudicar a qualidade do sono e causar problemas de saúde, como pressão alta, doenças cardíacas, diabetes e até acidentes, devido à falta de atenção causada pela sonolência.

É provável que muitas pessoas com obesidade e apneia do sono que já estão utilizando Zepbound estejam se beneficiando com menos episódios de respiração restrita, mas a indicação formal da FDA deve ajudar mais médicos e pacientes a tratarem ambas as condições de forma mais eficaz, afirma Skovronsky. Outros estudos conduzidos pela Lilly mostram que o medicamento também pode reduzir a progressão de insuficiência cardíaca e doenças renais.